sexta-feira, 20 de abril de 2018

Curso Economia e Mercado do Cinema e do Audiovisual segue com inscrições abertas

O curso Economia e Mercado do Cinema e do Audiovisual que acontece entre  os dias 02 e 29 de maio, no auditório do Portomídia, no Recife Antigo,  segue com inscrições abertas até a quarta (25).  Com carga horária de  64h, o curso tem a proposta de qualificar os produtores audiovisuais do  Estado de Pernambuco com informações atualizadas e específicas sobre o  funcionamento do mercado audiovisual brasileiro (a cadeia produtiva do  audiovisual e seus segmentos de mercado).

A indústria audiovisual brasileira é um dos setores de maior crescimento  econômico, mesmo com o atual cenário de crise no país. Dados da ANCINE  mostram que o setor cresceu a uma taxa média de 9% dos últimos cinco  anos, bem acima do PIB nacional. Com isso, o setor audiovisual já  representa mais de 0,5% do PIB do país.
O audiovisual, portanto, além de grande gerador de conteúdo simbólico,  como atividade cultural, é também gerador de emprego e renda,  contribuindo para o desenvolvimento econômico do estado de Pernambuco. O  setor possui uma cadeia produtiva ampla, entre as atividades de  produção, distribuição e exibição, com segmentos de mercado  estratificados, como salas de cinema, vídeo doméstico, televisão por  assinatura, televisão aberta e novas mídias (internet, dispositivos  móveis e mercados asilares). Nos últimos anos, o desenvolvimento  econômico do setor audiovisual no país foi alavancado pelas políticas  desenvolvidas pela Agência Nacional do Cinema (ANCINE), órgão federal  responsável pela regulação, fomento e fiscalização do mercado  cinematográfico e audiovisual brasileiro.
O setor audiovisual pernambucano vem amadurecendo nos últimos anos e  recebendo destaque seja por sua qualidade artística, com premiações em  importantes festivais de cinema no Brasil, com especial destaque em 2016  para exemplos como Aquarius e Boi Neon. No entanto, muitos produtores  pernambucanos ainda sentem enorme dificuldade de se inserir num mercado  tão competitivo, concentrado no Rio-São Paulo.

Durante o curso, serão abordadas suas características, explorando  possibilidades de desenvolvimento através de ações, preparando o aluno  para uma maior competitividade no mercado profissional por meio do  fortalecimento das empresas produtoras e do maior conhecimento das  políticas públicas para o audiovisual (captação de recursos pelas leis  de incentivo federal e funcionamento da ANCINE). As inscrições podem ser  feitas através do site 
http://economiadocinema.tarrafaproducoes.com.br/.O resultado da seleção  será divulgado no dia 27 de abril.

Ministrado pelo crítico, curador e pesquisador Marcelo Ikeda, o curso  Economia e Mercado do Cinema e do Audiovisual possui uma concepção  complementar de compreender o audiovisual também como negócio, em sua  perspectiva de geração de emprego e renda, mediante o entendimento do  funcionamento do mercado audiovisual e das políticas públicas para o  audiovisual, visando a formação de produtores audiovisuais. Através do  conteúdo, o aluno terá acesso ao funcionamento do mercado audiovisual  brasileiro e suas regras de negócio, além de dois livros de autoria de  Marcelo Ikeda como complemento do material didático do curso.

O curso Economia e Mercado do Cinema e Audiovisual é realizado pela  Tarrafa Produções e Palíndromo Produções, conta com incentivo da  Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo do Estado de Pernambuco e  parceria do Portomídia, Oyá - Estúdio Criativo e Vitrola Banana Estúdio  Criativo.

Sobre Marcelo Ikeda
Marcelo Ikeda é mestre pelo PPGCOM da Universidade Federal Fluminense  (UFF). Trabalhou na Agência Nacional do Cinema (ANCINE) entre 2002 e  2010, ocupando diversas funções. Sua principal pesquisa acadêmica é  sobre as políticas públicas para o setor cinematográfico a partir dos  anos noventa, e sobre a economia do audiovisual. Ministrou cursos e  palestras sobre Leis de Incentivo e Economia do Audiovisual em diversos  cursos, como IETV e FGV/RJ (Film & TV Business). É autor dos livros “Lei  da ANCINE comentada (MP 2.228-1/01)”, “Leis de incentivo para o  audiovisual” e “Cinema brasileiro a partir da retomada: aspectos  econômicos e políticos”, entre outros. Diretor e Roteirista de diversos  vídeos, participou de diversos festivais nacionais e internacionais.  Crítico de cinema, escreveu para variados veículos, especialmente na  internet, como ViaPolítica, Claquete, CurtaoCurta, Revista Etcetera,  mantendo o blog Cinecasulofilia (www.cinecasulofilia.com) desde 2004.  Foi curador da Mostra do Filme Livre, do Festival de Brasília do Cinema  Brasileiro (2014), do Circuito Penedo de Cinema (2016), entre outros.  Desde 2010 integra o quadro de professores do Curso de Cinema e  Audiovisual da Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente cursa o  Doutorado em Comunicação na Universidade Federal de Pernambuco.
Serviço:
Curso Economia e Mercado do Cinema e do Audiovisual
02 a 29 de Maio | Segundas a Quintas, de 18h as 22h (64 horas/aula)
Auditório do Portomídia – Rua do Apolo, nº 235, Recife Antigo
Investimento:
R$ 50 à vista (depósito ou transferência bancária)
R$ 60 cartão de crédito (pagseguro)
Contato:
Anna Andrade - Coordenação Geral / Direção de Produção
(81) 9 99843-2910
contato@tarrafaproducoes.com.br
http://economiadocinema.tarrafaproducoes.com.br/
https://www.facebook.com/economiadocinema/
Equipe:
Coordenação Geral / Direção de Produção - Anna Andrade
Coordenação Pedagógica / Professor - Marcelo Ikeda
Assistência de Produção - Thays Melo
Produção Executiva - Daniela Azevedo
Assessoria de Imprensa - Priscila Urpia
Social Mídia - Bruna Leite

Nenhum comentário:

Postar um comentário