domingo, 29 de abril de 2018

Você sabia que as lágrimas fazem bem para a saúde?

Foto: Divulgação 

Segundo a oftalmologista Keila Monteiro, o componente aquoso da lágrima é secretado pelas glândulas lacrimais que ficam na parte superior do olho, por dentro das pálpebras. Essa secreção aquosa contém proteínas como a imunoglobulina A (IgA), latoferritina, proteínaG, prealbumina especifica da lágrima e lisozima, que desempenham papel de proteção imunológica.


Como a lágrima irriga a superfície ocular, acaba fazendo parte do sistema imune de resposta aos antígenos ambientais (toda substância estranha ao organismo que desencadeia a produção de anticorpos). Por isso a sensibilização da conjuntiva aos antígenos ambientais faz parte da resposta alérgica do organismo. Traduzindo, os antígenos do ambiente como a poluição ambiental (ou agentes como pólen) desencadeia um processo de "alergia" e inflamação ocular dando os sintomas de conjuntivites alérgicas e olho seco.

Além disso, a oftalmologista Rita Obeid afirma que o choro é importante para defesa e nutrição, já que impede micro-organismos nocivos de penetrar na superfície corneana, por conter imunoglobulinas, que fazem a defesa contra alguns patógenos.

Um estudo realizado no Centro Médico St. Paul-Ramsey, em Minnesota, nos Estados Unidos, descobriu que chorar contribui para redução de estresse e evita o ganho de peso. Isso ocorre porque as substâncias como prolactina, adrenocorticotrófico, leucina e encefalina (que é um analgésico natural) são produzidas pelo corpo em situações de grande estresse e, durante o choro, as mesmas são eliminadas junto com as lágrimas.  Fonte: Minha Vida


Nenhum comentário:

Postar um comentário