sábado, 20 de fevereiro de 2016

Tocha Olímpica passa pelo Recife no dia 31 de maio

Foto divulgação
No ano dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, o Recife receberá uma das celebrações mais emblemáticas do evento mundial. A Tocha Olímpica passará, em 31 de maio, por diversos bairros da cidade, saindo do Arruda e chegando ao Marco Zero. O percurso foi testado nesta segunda (25) e terça (26), pelo comitê organizador dos Jogos e pela comissão da Prefeitura do Recife e Governo do Estado, encabeçada pela Secretaria de Esportes do município. O roteiro completo ainda não está definido e pode sofrer alterações e ajustes após os dias de teste.

Por causa de sua relevância no turismo e economia na Região Nordeste, Recife também foi escolhida para ser uma cidade-celebração, onde acontecerá uma cerimônia para acender a pira olímpica e uma festa da cultura popular, na chegada da comitiva ao Marco Zero. Além disso, 13 atletas e ex-atletas recifenses, selecionados pela PCR, farão parte do revezamento. Ao todo, são 175 pessoas participantes, em 36 quilômetros de percurso. Cada participante percorrerá 200 metros com a tocha em mãos, correndo em média a 20 km por hora. Os demais participantes serão escolhidos pelo comitê e patrocinadores dos jogos.
O desfile está previsto para começar às 13h, saindo do bairro do Arruda e chegando ao Bairro do Recife às 20h. Todo o evento será filmado e transmitido para o mundo inteiro pelas emissoras que transmitirão os Jogos Olímpicos. Além da festa na chegada da tocha, em 15 pontos distribuídos pela cidade, a Prefeitura promoverá focos de animação com orquestras de frevo, trios pé de serra, nações de maracatu e escolas de samba. A ideia é que a população possa se envolver e participar do evento, que também divulgará mundialmente a cultura pernambucana.
No início do mês de maio, será divulgado o roteiro completo com o esquema de trânsito adotado pela Companhia de Transporte Urbano (CTTU). As escolas municipais que estão localizadas no rota da tocha, também terão uma programação especial no dia do evento. Todos os alunos serão envolvidos em atividades e poderão assistir de perto a carreata passar.
Além da Secretaria de Esportes, estão envolvidas na ação as pastas municipais de Planejamento e Gestão, Saúde, Educação, Turismo e Lazer, Mobilidade e Controle Urbano, a Fundação de Cultura, CTTU, Empresa de Limpeza Urbana (Emlurb) e Guarda Municipal, a Secretaria Estadual de Educação, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros.
Números:
- 36 km de rota
- 175 pessoas farão o percurso
- 13 são atletas e ex-atletas olímpicos recifenses
- 200 metros é a distância média percorrida por cada participante
- 20 km é a velocidade média da corrida de cada um


Nenhum comentário:

Postar um comentário