quarta-feira, 7 de janeiro de 2026

Férias escolares: especialista dá dicas para aproveitar o período de modo saudável



Descanso fora das telas, brincadeiras e momentos com a família contribuem para reorganização emocional, desenvolvimento cognitivo e bem-estar das crianças e adolescentes 

Janeiro é tradicionalmente um mês associado ao descanso, às viagens e ao tempo livre para crianças e adolescentes. Mais do que uma pausa da rotina escolar, as férias exercem um papel importante na saúde mental e no desenvolvimento cognitivo, desde que esse período seja vivido de forma equilibrada, com espaço para o lazer, o convívio social e a redução do tempo de telas.


O gestor pedagógico do Colégio Salesiano Recife e psicólogo, Luiz Ventura, destaca a importância desse momento para reorganização completa da atividade cognitiva e social das crianças e adolescentes. “Esse processo contribui para uma melhor regulação emocional, maior capacidade de concentração, construção de memórias afetivas que fazem diferença ao longo da vida e retorno às aulas com mais disposição no início do novo ano letivo”, afirma.


De acordo com Luiz, que também é especialista em aprendizagem e desenvolvimento, o tempo livre das férias favorece habilidades essenciais, como criatividade, autonomia e socialização. “Brincadeiras ao ar livre, jogos de tabuleiro, pintura, atividades físicas e esportes, leitura, viagens e momentos em família funcionam como estímulos positivos para o desenvolvimento emocional e social de crianças e adolescentes”, complementa.


Excesso de telas e redes sociais


Durante esse período, cresce também o consumo de conteúdos digitais. Embora as tecnologias façam parte da rotina contemporânea, o uso excessivo de telas pode comprometer a qualidade do descanso. Com as redes sociais, por exemplo, que podem ser marcadas por imagens idealizadas de viagens, corpos e experiências perfeitas, esse tipo de consumo pode gerar frustração, ansiedade e sensação de inadequação, especialmente entre adolescentes.


Por isso, Luiz orienta aos pais e jovens que é preciso estimular o olhar crítico sobre o que é visto nas redes e valorizar experiências reais, mesmo que simples, como brincar, descansar, estar com amigos ou dividir momentos em família. “Além disso, também recomendo o controle do tempo de telas, estabelecendo limites claros, adequados à faixa etária, e equilibrando o uso de dispositivos eletrônicos com atividades offline”, explica.


O especialista ainda reforça que o exemplo dos adultos é fundamental. “Quando pais e responsáveis demonstram uma relação equilibrada com a tecnologia, as crianças tendem a reproduzir esse comportamento de forma mais natural”, defende.


Sono e rotina - outro aspecto importante das férias é a manutenção de hábitos básicos de saúde, já que a ausência da rotina escolar pode levar à desregulação do sono, o que impacta diretamente o humor, a atenção e o bem-estar emocional. “Manter horários aproximados para dormir e acordar, evitar telas antes de dormir e garantir um ambiente adequado para o descanso são medidas que ajudam a preservar a saúde mental durante o período”, finaliza Luiz Ventura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário