segunda-feira, 5 de janeiro de 2026

Uma história para fãs de O Guia do Mochileiro das Galáxias!



"Macadâmia", ficção especulativa de Lucas Paio, leva o leitor por uma viagem inusitada e mostra que o absurdo pode ser o melhor destino 

Já pensou em viajar ao lado de uma mulher azul, um adolescente imortal e dois gêmeos xifópagos? Em Macadâmia, o improvável torna-se real para o leitor: neste romance de estreia, Lucas Paio mistura fantasia, sátira e personagens memoráveis em uma road trip por um universo fantástico que revela situações bizarras a cada curva. 


Pablo Pablo leva uma vida monótona na burocrática Cinzália, onde é locutor de um carro de som amarelo e sonha em virar radialista famoso. Depois de uma rejeição atrás da outra e prestes a ser despejado do apartamento onde mora com a amiga Maria Celeste, uma ex-celebridade-mirim de espírito rebelde e pele azul, o protagonista se afunda cada vez mais em frustrações. Igualmente cansada da estagnação da cidade, a garota propõe uma fuga ousada: cruzar a estrada rumo a um reino vibrante e transformar essa jornada em um programa de rádio.  


Eles partem na companhia de Alcebíades, imortal de 500 anos preso na puberdade, e de Cléo e Radamés, casal de gêmeos siameses fisicamente unidos na bacia. No caminho, o grupo atravessa desde lagartos gigantes de estimação a uma seita onde todos se comportam como cães, passando por segredos sinistros envolvendo circos, uma civilização perdida e o poder oculto da flunfa (mais conhecida como sujeirinha de umbigo). A cada capítulo, essa odisseia entrelaça elementos que parecem aleatórios à primeira vista, mas mostram a construção de um mundo tão coeso quanto absurdo. 


Se a vida lhe dá vômito de pássaro, chame de Água Roxa: 

esse era o meu novo lema, e eu não tinha andado quatro horas debaixo de sol para dar meia-volta agora. 

(Macadâmia, p. 103) 


Por meio de linguagem coloquial, afiada e divertida, o livro é narrado em primeira pessoa por Pablo Pablo, que encara tudo com ironia. Lucas Paio equilibra nonsense e humor inteligente com críticas sociais sobre burocracia, autoritarismo, fanatismo religioso, política e obsessão pela fama. A obra também aborda temas como amizade, relacionamentos, liberdade e a busca por propósito no meio do caos; além da importância de ser autêntico, mesmo diante da rotina e das responsabilidades. 


Macadâmia é uma ficção especulativa sobre encontrar o próprio lugar numa realidade que raramente faz sentido. O ritmo ágil de road trip e os protagonistas únicos, cada um com seus dilemas, vão encantar quem gosta de enredos cheios de imaginação. O lançamento promete agradar principalmente fãs de O Guia do Mochileiro das Galáxias — ou qualquer leitor que já quis botar o pé na estrada sem olhar para trás. 


Ficha Técnica: 

Título: Macadâmia 

Autor: Lucas Paio 

Edição: 1ª | Dezembro de 2025 

ISBN: 978-65-5278-483-4 

Idade recomendada: +18 (contém linguagem imprópria para menores de idade) 

Páginas: 444 

Preço: R$ 65,50 (livro físico) e R$ 9,90 (e-book Kindle) 

Onde encontrar: Amazon (livro físico) e Amazon (e-book Kindle)


Sobre o autor: Lucas Paio é mineiro de Belo Horizonte e mora em Berlim. Seu primeiro conto, Mirela, ganhou o concurso literário da revista Piauí (2007). Já teve contos selecionados para as revistas Alcateia, Faísca e antologias de microcontos das editoras Pangeia e Persona. Em 2024, recebeu menção honrosa no primeiro concurso de contos infantis da Usina de Textos com A Menina Que Comia Música, baseado no curta-metragem que escreveu e dirigiu em 2013. Realizou outros curtas que foram selecionados por festivais no Brasil, EUA e Europa, como Sólido Líquido Gasoso (vencedor de Melhor Vídeo do Ano em 2010 pelo Festival do Minuto), a animação Nightmare on Cork Street (vencedora do Festival do Minuto em 2014 na categoria “terror”) e a sequência Revenge of the Corks (2016). Macadâmia é seu primeiro romance. 


Instagram: @lucaspaio  

Nenhum comentário:

Postar um comentário