No Brasil, existem hoje mais de 11 milhões de jovens e adultos analfabetos, que não sabem ler nem escrever uma frase simples. A maior quantidade está na população com mais de 60 anos. São quase 6 milhões de pessoas idosas nessa condição, seguido de pessoas na faixa etária dos 40 e 50 anos com mais de 1 milhão de iletrados. Os dados, foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE – 2019) e fazem parte do suplemento de educação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua). O cenário que já era desafiador, tornou-se mais urgente do que nunca com a pandemia, quando muitos jovens e adultos deixaram de estudar. Pensando neste contexto, a linha de produtos Natura Crer Para Ver, em parceria com o Instituto Natura, lançou, em 28 de abril, Dia Internacional da Educação, a campanha nacional Aprender hoje, #EuEscrevoEssaHistória, em prol da educação ao longo da vida de todas as Consultoras e Consultores de Beleza Natura.
Desde 1995, os produtos de Natura Crer Para Ver, única linha
não-cosmética da Natura, têm o lucro integralmente revertido ao apoio da
educação pública (por meio da alfabetização das crianças até os sete anos de
idade e o ensino médio em tempo integral para os jovens) e do desenvolvimento
integral das Consultoras de Beleza Natura por meio da educação. Todos os
recursos de Natura Crer Para Ver são geridos pelo Instituto Natura, o
responsável por implementar as iniciativas.
Nos últimos anos, a atuação pela educação da rede de
Consultoras tem sido ampliada. Só em 2020, mais de 145 mil Consultoras
acessaram alguma das oportunidades de educação ofertadas pelo Instituto Natura,
que variam de bolsas e cursos 100% gratuitos de inglês, ensino superior,
preparatórios para as provas do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e ENCCEJA
(Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos). Além de
cursos pelo WhatsApp com tutoria, com foco nos temas de educação financeira e
educação digital. O objetivo do programa é estimular que toda a rede de
Consultoras de Beleza Natura possa estudar de maneira contínua, seja
conquistando o diploma do Ensino Médio, ingressando no Ensino Superior ou
aumentando o repertório sobre temas e habilidades exigidas no século XXI e que
complementam o ensino formal, preparando para melhores oportunidades no mercado
de trabalho.
Dado o protagonismo da atuação de Natura Crer Para Ver com a
educação das Consultoras de Beleza Natura, a campanha “Aprender Hoje” tem como
principais pilares a sensibilização para o cenário da educação de adultos ao
longo de toda a vida, além da mobilização de toda a sociedade, principalmente
das Consultoras de Beleza Natura, para o apoio à causa.
Por meio do site oficial, www.aprenderhoje.natura.net, a
campanha oferece uma jornada de reflexão que leva à construção de um “projeto
de vida” para o diagnóstico dos sonhos e aspirações que cada Consultora tem. Ao
responderem a um questionário rápido e interativo, as consultoras receberão, de
acordo com o perfil identificado, a indicação para conhecerem as oportunidades
de educação oferecidas gratuitamente por Natura Crer Para Ver, como cursos de
educação digital e educação financeira – ambos via WhatsApp com tutoria, preparatórios
para as provas do ENEM e ENCCEJA, inglês e bolsas de estudos para o Ensino
Superior. Além disso, todo o público poderá acessar a página da campanha e
também responder ao questionário para ter acesso a uma trilha formativa pocket
para conhecer um pouco dos conteúdos que as Consultoras podem acessar. A meta é
atingir pelo menos 200 mil projetos de vida em 100 dias de duração em todo
Brasil.
“Muita coisa já foi feita pela educação, mas acreditamos que
podemos fazer mais. A campanha “Aprender Hoje” ajuda a despertar a importância
da educação em todas fases da vida. É preciso incentivar cada vez mais a
educação continuada, mesmo depois da escola, para minimizar as lacunas deixadas
durante o processo de alfabetização, que muitas vezes são interrompidos. Este
movimento é uma prova de que podemos contribuir para construir juntos um mundo
mais consciente e com pessoas com mais autonomia. ”, explica David Saad,
diretor-presidente do Instituto Natura.
Com a disseminação da campanha, espera-se reforçar a importância
de acesso à educação básica e da educação contínua de jovens e adultos,
compromissos de Natura Crer Para Ver e do Instituto Natura.
Sobre o Instituto Natura
O Instituto Natura é uma entidade social da Natura, criado
em 2010 com o propósito de ampliar os investimentos em educação, realizados
pela empresa desde 1995. A instituição apoia políticas públicas relacionadas a
alfabetização e ensino médio, realizando iniciativas voltadas para a
articulação do terceiro setor educacional e para o desenvolvimento das
Consultoras de Beleza Natura. O investimento acontece por meio da venda dos
produtos da linha Crer Para Ver, comercializada pelas Consultoras de Beleza
Natura, sem lucro. Atualmente, o Instituto Natura atua em 22 estados, com
iniciativas que envolvem mais de um 1,2 milhão de crianças e jovens por ano. Na
atuação com a educação das Consultoras de Beleza Natura, o Instituto Natura
está em todos os estados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário