sábado, 19 de dezembro de 2020

Novo disco de Valfrido Santiago chega às plataformas digitais

 

Artista de referência na Mata Norte do Estado celebra 55 anos de vida e quase 37 de carreira com projeto em que assina, de forma independente, composição, arranjos e produção musical

  

Quando decidiu voltar a fazer música, em 2015, Valfrido Santiago estabeleceu uma meta ousada – faria 5 discos até os 60 anos. O entusiasmo vem de uma longa trajetória iniciada nos anos 1980, que lhe rendeu dezenas de canções compostas, experimentações sonoras e participações em vários projetos. Nesta sexta-feira (18/12), o artista natural de Goiana-PE lança nas plataformas digitais o EP “Silêncio”, seu segundo trabalho solo, no qual assina composição, arranjos e produção musical.

 

 

 

A ideia para o EP surgiu organicamente e se construiu de forma intuitiva durante a quarentena. “As músicas foram se juntando sem grandes pretensões. Foi então que percebi uma narrativa de estar só, no silêncio de você consigo mesmo”, explica o artista. “Eu não quis fazer um EP falando do isolamento na pandemia, mas curiosamente, as canções falam do processo de estar separado dos outros”, filosofa. Assim, estabeleceu um novo desafio para si – realizar um projeto musical totalmente independente para lançar no dia em que completaria 55 anos.

 

 

 

Das cinco canções do álbum, apenas uma foi composta em isolamento – “Solidão”, um poema que o poeta Giuseppe Macena fez para um grilo que entrou no estúdio caseiro de Valfrido. As demais, já integravam o vasto repertório de canções do artista com variados parceiros - “Silêncio” com Vidal de Sousa; “Farei” com Ademauro Coutinho; “Se Ele Soubesse” com Julia Jota; e “Eu Vou Abrir Meu Coração” com Philippe Wollney. Cada uma guarda uma história curiosa, que enriquece ainda mais a experiência do ouvinte.

 

 

 

Embora não se considere músico, Valfrido se aventurou, superou limites e tocou todos os instrumentos no EP – bandolim, pandeiro, violão, baixo, guitarra, viola... A novidade foi aprender bateria, teclado e piano. “Acordava às 5h da manhã, passava um café e entrava no estúdio para começar os estudos”, conta ele. “Sou viciado em aprender, mas não sou músico, gosto de aprender minha relação com aquele instrumento para dar vida às minhas músicas. Me considero mesmo compositor”, diz Valfrido, que se experimentou ainda com a produção musical das cinco faixas. 

 

 

 

Com influências que transpassam as vivências do artista na Mata Norte, o cancioneiro brasileiro, o jazz americano e inspirações em nomes como Núbia Lafayette e Evaldo Braga – “canções que papai ouvia quando eu era menino” – “Silêncio” chega com um frescor inventivo à música pernambucana, mostrando a canção urbana e contemporânea feita no interior. O EP é a primeira etapa de um projeto maior de Valfrido para 2021, que é somar mais cinco canções ao repertório de “Silêncio” e lançar um vinil. “As outras canções estão prontas, em fase de produção. É uma realização pessoal, e também para deixar para meus netos”, brinca ele.

 

 

 

SOBRE O ARTISTA – Valfrido Santiago é cantor, compositor e músico natural de Goiana-PE. Iniciou trajetória musical aos 18 anos, no início dos anos 1980, tocando com artistas goianenses, a exemplo do cantor Rosildo Oliveira e o coquista Aluísio do Rojão, circulando por shows entre a Zona da Mata e o Recife. Mais tarde, integrou as bandas Trophas e Amoenda, entre 1980 e 1990, grupos que abriram as portas da música autoral independente na região, servindo de referência para as novas gerações da Mata Norte. Ao todo, Valfrido cumula mais de 35 anos de estrada musical, sendo considerado hoje um nome consagrado da música goianense.

 

 

 

Após duas paradas na carreira, retornou em 2015 lançando seu primeiro disco solo, “Valfrido Santiago & Arreboque”, com repertório totalmente autoral. Em 2018 idealizou junto a Sam Silva, Philippe Wollney e Lucas Torres o projeto Tertúlia, misturando música autoral e poesia feita na Zona da Mata. Foram dezenas de shows em Recife, Goiana, Carpina, Garanhuns e Aracaju, resultando no EP “Tertúlia”, lançado em 2019.

 

 

 

SERVIÇO:

 

EP “Silêncio” de Valfrido Santiago

 

Lançamento digital nesta sexta, 18 de dezembro de 2020

 

Disponível em todas as plataformas digitais:

 

Spotify: https://open.spotify.com/album/6fMPrxhvlTRLfEFYZ4MJGs

 

Deezer: https://www.deezer.com/br/album/187342922

 

YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=-D9s5MJAAlQ&list=OLAK5uy_leYqf6QrbWrkF5eTg8Aj6MasRFwiighPc

 

Saiba mais nas redes sociais: @valfridosantiago

 

https://linktree.com.br/new/Valfrido_Santiago

 

 

 

FICHA TÉCNICA:

 

 

Voz, arranjos, instrumento, produção musical e técnico de gravação – Valfrido Santiago

 

Técnico de Som – Matheus Pinto

 

Mixagem – Alison Santos (Batuki Estúdio – Carpina/PE)

 

Capa – Philippe Wollney

 

Gravado entre abril e novembro de 2020, em Goiana/PE 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário