segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Importância do Aleitamento na Primeira Hora de Vida

Alimentar o bebê até os 6 meses exclusivamente com leite materno é fundamental para o desenvolvimento da criança e garante que seu sistema imunológico se desenvolva corretamente. Porém, na Semana Mundial do Aleitamento Materno, a Agência das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) chama atenção para outra prática importante para o desenvolvimento do bebê e sua saúde: aleitamento na primeira hora de vida.

Segundo um documento publicado pelo órgão, a amamentação no primeiro dia de vida da criança mostra que é possível evitar a mortalidade neonatal em 16%, mas quando o aleitamento acontece na primeira hora de vida esse número cresce para 22%. Porém, somente 3 em cada 5 crianças são amamentadas logo após o parto.
A amamentação traz diversos benefícios para os recém-nascidos e para as mamães, principalmente a primeira depois do nascimento da criança que, não é o leite de verdade e sim o colostro, extremamente rico em anticorpos e nutrientes e considerado a primeira vacina do bebê. Para as mães, diminuem os riscos de hemorragia, as contrações uterinas e reduz o risco de câncer de mama, ovário e endométrio.
CUIDADOS AO AMAMENTAR
Apesar dos pontos positivos, amamentar pode ser um período difícil para as mães de primeira viagem e se não forem bem orientadas podem acabar desistindo de todo o processo.  As dúvidas surgem desde a alimentação até a forma correta de amamentar. Segundo a obstetra do Hapvida, Mônica Thaysa, é fundamental a escolha de um lugar confortável para sentar, que tenha um bom apoio para as costas. "O uso de almofadas comuns ou de amamentação facilita na hora de levar o bebê ao peito, assim não sobrecarrega os braços. O posicionamento da boca do bebê é imprescindível para não machucar a mãe, sendo assim o bebê precisa abocanhar uma parte do seio e não apenas o bico”, explica.
Segundo a especialista, a amamentação, quando o bebê pega o peito da forma correta, não causa dor. "O bebê deve colocar quase a aréola inteira dentro da boca para mamar, quanto mais o bebê suga, mais a mama é estimulada a produzir leite. Além disso, é importante não acreditar em alguns mitos relacionados ao tamanho do peito para a produção de leite", afirma Thaysa.
A alimentação balanceada, rica em vitaminas e proteínas é a melhor opção. Especialmente porque o período de amamentação também pede que as mães tenham cuidados com a ingestão de alguns alimentos, bebidas e medicações até para evitar as terríveis cólicas nos bebês. A especialista indica para as mães alguns desses cuidados:
1. Evitar o consumo exagerado de alimento rico em açúcar, sal e gordura;
2. Evitar o consumo de bebidas alcoólicas e cigarros; 
3. Evitar consumo de café, chocolate e estimulantes; 
4. E evitar frutas cítricas e alimentos apimentados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário