sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Karynna Spinelli volta ao Morro para comemorar os 9 anos do Clube do Samba de Recife

No que depender da pernambucana Karynna Spinelli, o samba não morrerá. Uma das maiores responsáveis pelo fomento ao ritmo em Pernambuco, a cantora e compositora se prepara para comemorar nove anos do projeto Clube do Samba de Recife. A grande celebração ao samba está marcada para o dia 26 de agosto, a partir das 14h. O local não poderia ser outro senão o Morro da Conceição, local onde o Clube do Samba foi fundado, mais precisamente na quadra da escola de samba Galeria do Ritmo. Como entrada, serão aceitas doações de 2kg de alimentos não perecíveis, posteriormente doados para o Maracatu Encanto do Pina e para famílias do próprio Morro da Conceição.

O Clube do Samba de Recife é considerado um dos maiores movimentos de rua do samba no Brasil. Sempre teve entre seus propósitos o intercâmbio entre artistas de vários estilos musicais em torno do mais brasileiro dos ritmos. E para comemorar os nove anos de projeto não poderia ser diferente. Karynna Spinelli escalou um time de peso para celebrar o samba. Os convidados são Gerlane Lops, Integrantes do Cordel do Fogo Encantado, Michele Monteiro, Luna Vitrolira, André Mussalém, Coco Raízes de Arcoverde, bateria da Galeria do Ritmo e Klara Lua, esta última filha de Spinelli. 
“Emoção; lembrança; esperança. Esses são os sentimentos de comemorar mais um aniversário do Clube do Samba do Recife. Nesses 9 anos, eu e o Clube caminhamos juntos, na religião, no aprendizado, na troca com artistas e com a própria música. Resistindo a momentos difíceis, a falta de apoio”, recorda Karynna, que pontua que em 2018 foram realizadas apenas duas edições do Clube com o apoio da Prefeitura do Recife. “O evento atualmente tem um porte que me inviabiliza fazê-lo sem apoios concretos. Mas continuamos na luta, desbravando novos sons, parceiros e públicos”, explica a sambista.
 A edição de 9 anos do Clube do Samba do Recife também vai homenagear pessoas e entidades importantes para o projeto e para cultura pernambucana. São elas: a bailarina Anne Costa, feminista e Musa do Brazilian Day; a cantora Gerlane Lops, tão importante no processo de empoderamento feminino dentro do Samba pernambucano; a Rádio Frei Caneca, pelo fomento a música de Pernambuco; a poetiza Luna Vitrolira, encantadora com as palavras; o grupo Cordel do Fogo Encantado, que com essa volta aos palcos traz esperança de tempos melhores; o Coco Raízes de Arcoverde, talento, amor e música em família; e a multiartista e madrinha do Clube, Fabiana Cozza.
 Com foco principal no samba, o Clube também transita pelos ares da Cultura Popular e pela luta contra o racismo e a misoginia, abraçando dentro dos batuques os toques do Candomblé e da Jurema através de Grupos de Afoxé e Maracatu. O CSR é, acima de tudo, um movimento agregador que reúne música, cultura popular, turismo e solidariedade. Em cada edição são arrecadados cerca de uma tonelada de alimentos não perecíveis, beneficiando cerca de 40 entidades, terreiros e comunidades.
 Dentro destes 9 anos o Clube já teve apoio da Prefeitura da Cidade do Recife, Funcultura PE, pelo próprio público e agora caminha com o patrocínio da Secretaria de Turismo da Cidade do Recife.
SOBRE O CLUBE DO SAMBA DE RECIFE
 Nascido em 2009 no Morro da Conceição, o Clube do Samba é considerado um dos maiores movimentos de rua de samba Brasileiro. Movimento agregador que reúne música, cultura popular, turismo e solidariedade, dissemina para o país a firmeza do samba em PE através do intercâmbio entre artistas de Pernambuco e do Brasil. Entre os convidados que já passaram pelo Clube do Samba se destacaram Wilson das Neves, Fabiana Cozza, Mariene de Castro, Nilze Carvalho, Moacyr Luz, Dorina e Mário Sérgio (ex Fundo de Quintal).
 Reunião de 10 músicos pernambucanos em legítima roda de samba com cara do Recife, recebendo cantores de vários estilos musicais que abraçam o samba, sob a apresentação da fundadora e madrinha Karynna Spinelli.
Participou de grandes espetáculos em Pernambuco: Carnaval 2011 – Palco do Marco Zero, Virada Multicultural do Recife, Palco do Fortim-Olinda em 2010, Samba Recife. Inspirado no grande João Nogueira, vem enfatizando a disseminação positiva e vitoriosa do samba e da Cultura Popular de Pernambuco em cidades como Rio de Janeiro, Salvador, Natal, São Paulo, João Pessoa e Brasília.
 SERVIÇO:
Clube do Samba de Recife
26 de gosto | 14h
Galeria do Ritmo
Rua Belarmino Henrique, 147 – Casa Amarela, Recife – PE
Entrada – 2kg de Alimentos

Nenhum comentário:

Postar um comentário