quinta-feira, 30 de agosto de 2018

Xande de Pilares agita Quintal da Boa Vista na véspera de feriado

Consolidado no mercado do samba, desde 2011, o Quintal da Boa Vista apresenta mais uma grande atração nacional, dessa vez em novo endereço. A casa, localizada na Rua Afonso Pena, 45, no bairro de Santo Amaro, recebe no dia 6 de setembro, véspera do feriado da Independência, o carioca Xande de Pilares. O evento começa a partir das 21h. A noite conta, ainda, com shows do Grupo Sambstar, Leno Simpatia e a Bateria do Samba Led.  

Ele leva Pilares no nome, mas foi no Morro da Chacrinha, na Zona Norte do Rio de Janeiro, que a história musical de Xande começou. “Lá em casa tinha um quintal enorme. E todo mundo fazia festa. Um tio tocava violão, outro cavaquinho e bandolim. Meu avô, acordeão.  Minha avó e minha mãe cantavam. Faziam grandes reuniões e eu, pequenininho, ficava quieto assistindo a tudo”, lembra o cantor e compositor, que nasceu em 1970.
Quando era criança, o filho de Dona Maura e Seu Custódio quase não saía de casa. A mãe severa não deixava o menino brincar pelos caminhos do morro “pra não virar marginal”. “Foi uma das frases que eu mais ouvi durante a infância!” Só restava ao pequeno Alexandre uma alternativa: o violão, que ficava no canto da sala. “Fui aprendendo a tocar com meu tio Mauro Roberto e também com aquelas revistinhas que mostravam a posição dos dedos.”
Aos 16 anos, começou a tocar pelos pagodes. “Um dia, em Pilares, passei num lugar que tinha um botequim pequenininho e esse pessoal estava cantando um samba. Achei lindo, mas não sabia a letra. Cheguei em casa, peguei o caderno e fiz uma letra por cima daquela melodia, uma paródia. Até que um dia, em um pagode do Engenho da Rainha, me falaram que a música era do Thundi. E que se ele me visse cantando com a outra letra, ia me dar uns cascudos! Aprendi a letra certa!”  A música era “Velocidade da Luz” e logo entrou para o repertório de Xande, que foi passando pelos pagodes e rodas de samba da cidade.
O Revelação se formou em 1992 com Xande na voz e no cavaquinho, Luciano Nascimento (tan tan), Sérgio Rufino (repique de mão), Alexandre Brasília (pandeiro), Ronaldo Chagas (violão) e Artur Luís (reco-reco).
O pagode toda quinta feira na quadra da Escola de Samba Acadêmicos da Abolição ficou famoso. Mas o grupo só lançou seu primeiro disco em 1999, com sucessos como “Velocidade da Luz”, “Tá Escrito”, “Mulher Traída”, “Coração Radiante”, “Só Vai de Camarote”, “Grades do Coração” e “ Deixa Acontecer” .
As composições e parcerias de Xande também estão na voz de vários intérpretes. “Samba de Arerê” (Xande/Arlindo Cruz /Mauro Jr) foi gravada por Beth Carvalho e Diogo Nogueira. Maria Rita escolheu “Mainha me Ensinou” (Xande/Arlindo Cruz/ Gilson Bernini), “Bola pra Frente” (Xande/ Gilson Bernini) e “Nunca Se Diz Nunca” (Xande/Leandro Fab/Charlles André). Leci Brandão gravou “Perdoa” (Xande/Helinho Salgueiro) e” Meu Oceano” (Helinho do salgueiro / Xande de Pilares / Mauro Junior).  
Em 2014, Xande gravou o CD “Perseverança”, seu primeiro álbum solo.
SERVIÇO
Véspera de Feriado com Xande de Pilares no Quintal da Boa Vista
Quando: 06 de setembro
Onde: Quintal da Boa Vista (Rua Afonso Pena, 45, Santo Amaro – ao lado da Unicap (antiga Mansão do Fera)
Horário: 21h
Ingressos: R$ 40 (1º lote)
Informações: 81. 98369-9425/ 99144-4983 / 99292-4065

Nenhum comentário:

Postar um comentário