quarta-feira, 20 de abril de 2016

Grupo Chorões de Campina Grande faz show no Sabadinho Bom neste sábado (23)

Chorões de Campina Grande vão descer a Serra da Borborema para uma apresentação em João Pessoa. Marcelo Meira Leite e o Choro Novo são as atrações do Sabadinho Bom, neste sábado (23). Eles vão mostrar o espetáculo “A História do Choro”.

Do meio-dia às 15h, na Praça Rio Branco, no Centro Histórico de João Pessoa, a apresentação trará a rica trajetória do choro, contando com peças dos séculos XIX e XX, chegando aos modernos choros do século XXI.



Diversas pérolas do cancioneiro estarão no repertório, como ‘Gaúcho’ (Chiquinha Gonzaga), ‘Quebradinha’ (Ernesto Nazareth), ‘Tico-tico no Fubá’ (Zequinha de Abreu), ‘Carinhoso (Pixinguinha), ‘Pedacinhos do Céu’ (Waldir Azevedo), ‘Doce de Coco’ (Jacob do Bandolim) e ‘Espinha de Bacalhau’ (Severino Araújo).

Canções autorais também serão executadas, conforme Marcelo Meira Leite, líder do grupo e bandolinista. Ele estará acompanhado por Cris Lima (Acordeom), Waldenor Fonseca (Violão 7 Cordas), Jefferson Fagundes (Cavaquinho), Gueth Figueiredo (Surdo) e Silvano Monteiro (Pandeiro). Soraya Longo, cantora, fará participação especial.

O projeto Sabadinho Bom é uma realização da Prefeitura de João Pessoa, através de sua Fundação Cultural (Funjope). Meira Leite e o Choro Novo são de Campina Grande.

Choro Novo - O Choro Novo nem é tão novo assim. Foi criado em 2002. Ele utiliza a formação típica de grupos de choro para fazer uma nova leitura de vários estilos musicais, como choro, samba, bossa nova, frevo, xote, baião e valsa.

O Choro Novo gravou o primeiro CD em 2004, “O amanhecer”. Em seguida, foram lançados os discos ‘Novo Tempo’ (2005), ‘Pura Luz’ (2007) e ‘Cada um na sua’ (2013) – todos com músicas autorais.

Mês passado, o Choro Novo fez o lançamento de dois novos CDs voltados ao mercado internacional, com textos bilíngues nos encartes (Inglês e Português). O show foi no Teatro Municipal de Campina Grande.

O primeiro é uma coletânea de músicas que nos remetem a sentimentos de amor e paz, denominando-se “Choro: Sentimental Brazilian Music (Chorinhos Sentimentais)”. O segundo apresenta uma coletânea músicas, o “Choro: Jazzy Brazilian Music (Chorinhos com Toque de Jazz)”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário