quarta-feira, 10 de dezembro de 2025

Isabor Quintiere lança seu primeiro romance dia 14/12 no Recanto da Cevada



A escritora e professora Isabor Quintiere lança seu primeiro romance “São Amaranto” neste domingo (14) em João Pessoa

Isabor Quintiere, autora dos livros de contos “A cor humana” (2018) e “Rituália” (2023), tem uma obra marcada pela inspiração na literatura fantástica latino-americana e na ficção científica. Sua trajetória inclui publicações em coletâneas e revistas de alcance nacional e internacional, além da atuação como roteirista na história em quadrinhos “Jogo de Sombras” (2021). Reconhecida por seu trabalho, Isabor foi vencedora do Prêmio Odisseia de Literatura Fantástica 2019 e participou do Projeto Sesc Arte da Palavra 2024.


Com experiência no ensino de escrita criativa desde 2023 na especialização da UNIESP, a escritora e professora lança seu primeiro romance, “São Amaranto”, após um processo de escrita de oito anos.


O lançamento será neste domingo, dia 14 de dezembro, em João Pessoa, no Recanto da Cevada, a partir das 16h, com entrada gratuita. O evento contará com um bate-papo entre Isabor Quintiere e a editora e psicanalista débora gil pantaleão. Na conversa, o público terá a oportunidade de aprofundar-se no tema do realismo mágico, conhecer mais sobre o trabalho da autora e seu processo criativo.



Sinopse:


Um experimento em metaficção e personagem, desenrolando os fios do lar, da loucura e da memória, o romance conta a história de Desidério, nascido em São Amaranto, um pequeno país sul-americano com formato de peixe. Ele busca exílio no Brasil após passar a ser perseguido pela ditadura amarantina, deixando para trás um irmão e uma irmã. Em terras brasileiras, descobre que seu país não existe e que não há qualquer registro de que sequer tenha existido, fazendo-o cair em uma espiral de insanidade que atravessa décadas. Já idoso e sem nunca ter retornado, Desidério vive uma vida pacata em Solânea, no interior da Paraíba, onde se misturou aos outros moradores, aparentando uma normalidade que não possui. Registrando suas lembranças e pensamentos por recomendação de sua psicoterapeuta, que suspeita que ele seja esquizofrênico, ele tenta exaustivamente compreender um universo que não faz mais sentido, afogado em um saudosismo intenso e em uma vontade infantil de voltar para uma casa que talvez nunca tenha sido mais do que ficção.



Sobre a autora:

Isabor Quintiere é natural de João Pessoa, na Paraíba. Possui graduação em Letras - Inglês e mestrado em Letras, ambos pela UFPB. Autora dos livros de contos "A cor humana" (2018) e "Rituália" (2023), bem como do romance “São Amaranto”, Isabor encontra inspiração para sua prosa principalmente na literatura fantástica latino-americana e na ficção científica. Desde sua estreia, tem publicado textos em coletâneas e revistas diversas, de alcance tanto nacional quanto internacional, atuando também como roteirista de histórias em quadrinhos com "Jogo de Sombras" (2021). Seu trabalho já lhe rendeu diversas conquistas, como o Prêmio Odisseia de Literatura Fantástica 2019 e a participação no Projeto Sesc Arte da Palavra 2024.


Ficha técnica:  

EDITORA ESCALERAS

Editora: débora gil pantaleão

Assistente editorial: Danielle Alexa

Capa: Leonardo Guedes

Diagramação: Tainá Lima

Revisão Ortográfica: Bruna Cassiano  

144 p.


Serviço:

Lançamento do livro “São Amaranto”, de Isabor Quintiere

Local: Recanto da Cevada (R. Bancário Waldemar de Mesquita Accioly, 53 - Bancários, João Pessoa - PB)

Data: 14 de dezembro de 2025

Horário: 16h

Entrada gratuita

Custo do livro R$60,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário