“É muito importante o Conorte apoiar causas sociais como essa. Nossa parceria com o IML é só uma das várias que temos com esse pensamento de ajudar o próximo. Isso ajuda na construção de uma sociedade melhor, pensando na saúde física e mental das crianças que representam nosso futuro”, comentou o diretor de Operações do Conorte, Diego Benevides.
Os brinquedos têm um papel profundamente humano no acolhimento das crianças que chegam ao IML. Em meio a um cenário de medo, dor e vulnerabilidade, um simples gesto como oferecer um brinquedo pode transformar aquele instante de trauma em um momento de afeto e cuidado.
“Muitas dessas crianças vivem em condições de extrema pobreza e nunca tiveram um brinquedo próprio. Outras sequer são lembradas em datas comemorativas como aniversários ou o Natal”, disse a médica legista do Instituto de Medicina Legal de Pernambuco (IML-PE) e atualmente responsável pelo setor de Sexologia Forense, Eveline Catão.
“Por isso, esse gesto simbólico carrega um grande poder: é uma forma lúdica de amenizar o sofrimento e devolver, ainda que por instantes, um pouco de alegria, dignidade e esperança. Não apaga a dor, mas ajuda a construir um espaço de acolhimento e escuta mais humano dentro do Instituto”, acrescentou Eveline.
A parceria não é novidade. Em 2024, o Conorte recebeu, do IML, o título de empresa Amiga das Crianças e Adolescentes. Na ocasião, ocorreu uma ação no Dia das Crianças, voltada ao acolhimento de vítimas com transtorno do espectro autista — um público particularmente vulnerável.
PÚBLICO-ALVO DA AÇÃO
Os brinquedos são destinados às crianças e adolescentes vítimas de violência física e sexual, que são atendidas diariamente pelo setor de Sexologia Forense do IML-Recife. Em muitos casos, também há entrega para os irmãos das vítimas, crianças que passam horas acompanhando o procedimento, na grande maioria sem alimentação adequada e sem ter para onde ir, enquanto a mãe ou o responsável presta depoimento.
Os dados do IML-PE mostram que a maioria das vítimas tem entre 5 e 12 anos, e cerca de 70% dos atendimentos envolvem crianças e adolescentes de 0 a 19 anos. Cada brinquedo doado é entregue com zelo e empatia; é mais do que um presente; é um abraço silencioso em meio à dor!
PODE DOAR AO LONGO DO ANO?
A ação do Conorte é especial no período do Natal, mas o IML reforça que as doações são bem-vindas ao longo do ano. Elas podem ser entregues na recepção da Traumatologia do IML-PE, localizada na Rua Marquês de Pombal, nº 455, bairro de Santo Amaro, Recife. Quem desejar mais informações, o contato pelo telefone (81) 3183-5267.
“Além de brinquedos em bom estado, também aceitamos itens de higiene pessoal (como escova e pasta de dente, toalhinha) e materiais escolares (cadernos, lápis, canetas). Essas doações simples, mas cheias de significado, ajudam a transformar a rotina dessas crianças e adolescentes, e lembram que, mesmo em meio à dor, a empatia ainda é o maior gesto de humanidade”, acrescentou Eveline.

Nenhum comentário:
Postar um comentário