De acordo com a presidente do Recife Convention & Visitors Bureau, Carolina Oliveira, o Recife é o segundo maior polo médico do país e o primeiro do Norte e Nordeste, com hospitais de excelência, profissionais renomados e centros de alta complexidade. “Isso faz com que pessoas de todo o Brasil e de diversos países venham realizar procedimentos médicos, cirurgias e tratamentos especializados aqui”, explica. “E esse movimento vai muito além do hospital: após os procedimentos, esses pacientes e seus acompanhantes permanecem na cidade durante o período de recuperação, se hospedam nos nossos hotéis, utilizam a rede de serviços e consomem a oferta turística local. Ou seja, a saúde impulsiona diretamente a economia do turismo em Recife”, descreve Oliveira.
Além disso, Recife também se destaca como um dos principais destinos de turismo de eventos médicos nacionais e internacionais. Essa vocação se materializa pelos eventos científicos captados pelo Recife Convention & Visitors Bureau, que garantem uma agenda contínua de congressos de alto impacto até 2033, reforçando a relevância econômica e estratégica do destino. “Temos uma vocação natural para receber congressos e encontros do segmento de saúde. Realizamos, com frequência, eventos locais, regionais, nacionais e até internacionais, que escolhem o nosso destino pela qualidade da infraestrutura, conectividade aérea, rede hoteleira e ambiente de inovação”, afirma a diretora executiva do Recife Convention Helen Lopes.
Já em 2026, Recife conta com seis grandes congressos médicos captados, envolvendo áreas de alta complexidade como cardiologia, medicina intensiva, radiologia, reprodução assistida, endoscopia e medicina regenerativa. Os eventos do próximo ano apresentam uma média de 800 a 1.500 participantes cada, o que totaliza entre 7 a 9 mil profissionais circulando pela cidade. Esses dados evidenciam a confiança das sociedades médicas no destino e consolida Recife como hub nacional de inovação, tecnologia e prática clínica avançada.
EXPECTATIVAS ATÉ 2033
Ao observar a linha do tempo de 2026 a 2033, Recife já conta com vários eventos médicos de grande porte confirmados, todos captados com apoio do Recife Convention, o que demonstra capacidade de articulação, planejamento de longo prazo e credibilidade junto às principais sociedades científicas do Brasil e do mundo. No total, já são mais de 16 eventos médicos captados nesse período, com um público acumulado que ultrapassa 22 mil profissionais de saúde circulando pela cidade. Além da movimentação direta na hotelaria, gastronomia, transporte, centros de convenções e serviços especializados, muitos desses participantes aproveitam a vinda para realizar consultas, tratamentos, check-ups ou estabelecer parcerias com hospitais e clínicas locais, o que reforça o turismo de saúde assistencial e amplia o impacto além do período do evento.
“Essa agenda mostra que Recife não é apenas um destino que recebe pacientes, mas um centro de produção de conhecimento, inovação e formação médica, capaz de influenciar práticas de saúde em nível nacional. A atuação do Recife Convention & Visitors Bureau é determinante nesse processo, pois transforma o potencial do polo médico em resultados concretos, captando eventos que geram visibilidade, fortalecem o ecossistema de saúde, atraem investimentos e consolidam a imagem de Recife como a capital brasileira do turismo de saúde e eventos médicos de alta relevância”, conclui Carolina Oliveira.

Nenhum comentário:
Postar um comentário