sábado, 2 de dezembro de 2023

Orquestra Recife de Bambas celebra o Dia Nacional de Samba no Paço do Frevo

 


Mais uma vez o frevo abre alas para saudar o samba. Afinal, não são todos os dias que a única orquestra de samba da capital pernambucana se apresenta num templo cultural como o Paço do Frevo, para celebrar uma data tão emblemática que é o Dia Nacional do Samba, celebrado no dia 2 de dezembro.

É nesse contexto de intercâmbio cultural, que já faz parte da história desses ritmos, que também surgiu a Orquestra de Samba Recife de Bambas, em 2016,  para uma apresentação histórica no Carnaval do Recife, quando o samba comemorava 100 anos de existência.


De lá pra cá, a Orquestra de Samba Recife de Bambas imprime sua identidade no calendário cultural da cidade, exercendo um papel social-inclusivo, provedor de oportunidades e visibilidades para artistas dos subúrbios e periferias da Região Metropolitana do Grande Recife (RMR). Formada por uma equipe profissionalizada, a ORB impacta a vida de músicos, dançarinos, cantores, backings vocals, técnicos, assistentes de palco, produtores, tendo como direção musical, Rubem França, acompanhado de sua idealizadora, a cantora, compositora e percussionista, Gerlane Lops, que assume a direção artística/geral.


Prova de um hibridismo cultural, a Orquestra de Samba Recife de Bambas (ORB) é inspirada na Orquestra Cultural de Olinda, uma orquestra de rua, idealizada pela cantora Gerlane Lops (quando tinha 17 anos) - que é oriunda das bandas marciais, onde teve como contemporâneos dessa época amigos (hoje maestros) Spok e Forró, grandes nomes da cultura pernambucana.


Para visibilizar o projeto, nomes como Belo Xis, Karynna Spinelli, Leno Simpatia, Cybelle do Cavaco, Andreia Luíza, Luísa Pérola, Patusco, Wellington do Pandeiro, Ramos Silva, Adriana B, Jorge Ribas, Gracinha do Samba e Nego Thor, já se apresentaram com a Orquestra de Samba Recife de Bambas, nas suas mais variadas apresentações, seja no Marco Zero ou no Baile Municipal do Recife.


E, nesta sexta-feira, 01.12, em mais um de seus feitos, a Recife de Bambas, fará uma apresentação histórica no Paço do Frevo, a partir das 18h, com homenagens ao samba e também ao frevo, recebendo sambistas como Helena Cristina, Luísa Pérola e Gerlane Lops. Ao final, haverá um arrastão, com lavagem, da orquestra de samba na Praça do Arsenal.


SERVIÇO:


DIA NACIONAL DO SAMBA NO PAÇO DO FREVO

Data: 01.12.2023 (sábado)

Hora: 18h

Atrações: Orquestra de Samba Recife de Bambas, Helena Cristina, Luísa Pérola e Gerlane Lops

Local: Paço do Frevo (Praça do Arsenal da Marinha, S/N, Bairro do Recife - Recife/PE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário