terça-feira, 26 de dezembro de 2023

Espumantes: curiosidades e dicas de como harmonizar a bebida querida das celebrações de fim de ano



Espumante para as festas de ano novo: essa é uma das inúmeras tradições que são adotadas aqui no Brasil, além dos sete pulinhos de ondas do mar, o uso roupas brancas ou de outras cores, promessas entre tantos outros costumes nacionais.
E para que seu brinde seja ainda mais especial, a Bodega Dante Robino traz curiosidades e dicas para você impressionar durante a sua celebração.

Harmonizações

O espumante é a bebida mais versátil entre os vinhos, tornando-se um “coringa” para as harmonizações devido ao seu gás carbônico, que limpa o paladar e te deixa pronto para a próxima garfada. São ideais para serem servidos com aperitivos e entradas, como tábuas de queijos fortes e gordurosos e saladas, mas também podem ser um bom acompanhamento para pratos principais feitos com frutos do mar, risotos e até sushis. Para as sobremesas, uma boa pedida são pratos à base de frutas, como a de limão ou morango.

Temperatura ideal

Os espumantes devem ser servidos gelados para realçar a acidez, além de não acentuar o álcool. Ele deve ser resfriado por volta de duas horas na geladeira ou uma hora no balde de gelo. Após aberto, deixe-o no balde para manter a baixa temperatura.

Na hora de abrir

Abrir o espumante é um dos momentos mais esperados da festa. E para que tudo saia bem, sem desperdícios e acidentes, é preciso saber corretamente como abrir a garrafa. Segure totalmente a rolha desde o momento de tirar a gaiola e a cápsula da garrafa. Após isso, o segredo é girar a garrafa ao invés da rolha.

Como servir

A taça indicada para servir o espumante é a flüte, mais alta e estreita, colaborando para manter o gás carbônico da bebida. Mas, caso você não tenha este tipo de taça, não se preocupe. Ele também pode ser servido nas taças de vinho comum, mas em pequenas quantidades.

Origem das bolhas

Segundo historiadores, as bolhas são na verdade o resultado de um erro na fabricação, que acabou virando a identidade da bebida. A colheita precoce da uva causava uma gaseificação natural do líquido. Juntamente a isso, seu engarrafamento ocorria antes de sua completa fermentação, causando uma efervescência que levava muitas garrafas a estourarem.

A Bodega Dante Robino traz em seu portfólio diversas opções da espumantes, com preços sugeridos de R$ 49,90 até R$ 89,90. O portfólio completo e mais informações sobre a vinícola estão disponíveis no site da marca, plataformas de e-commerce como Zé Delivery e Amazon, além de pontos de vendas físicos.

Novecento Espumante Dulce

COMPOSIÇÃO VARIETAL

50% Chardonnay 50% Chenin

Alc. 11% vol.

NOTAS DA DEGUSTAÇÃO​

De cor amarela dourada com sutis notas verdes. Fino e fresco com uma gama variada de aromas e sabores frutados. Equilibrado e com elegante borbulha.​

HARMONIZAÇÃO​

Bom acompanhamento para sobremesas, como torta doce de morango ou mousse de chocolate branco. Ideal para aperitivo.​

TEMPERATURA IDEAL

6 a 8ºC

ORIGEM

Lujan de Cuyo e Maipú, Mendoza

Novecento Espumante Brut

COMPOSIÇÃO VARIETAL

50% Chardonnay 50% Chenin

Alc. 11% vol.

NOTAS DA DEGUSTAÇÃO​

De cor amarela brilhante com reflexos verdes característicos. Fresco, com delicadas notas frutadas e cítricas. Elegante e com ótimo equilíbrio entre açúcar e acidez. Borbulha refinada e persistente.​

​HARMONIZAÇÃO

Bom acompanhamento para sobremesas, como espuma de chocolate amargo e torta doce de limão. Ideal para aperitivo.

TEMPERATURA IDEAL

6 a 8ºC

ORIGEM

Lujan de Cuyo e Maipú, Mendoza

Dante Robino Brut

COMPOSIÇÃO VARIETA

50% Chardonnay 50% Pinot Noir

Alc. 11% vol.

NOTAS DA DEGUSTAÇÃO​

De cor dourada, elegante, delicada, com reflexos brilhantes de ouro. Sua paleta de aromas oferece frutas cítricas, com um delicado toque de pão torrado. Agradável na boca, com borbulha integrada e cremosa. Seu sabor é prolongado e frutado.​

HARMONIZAÇÃO​

Bom acompanhamento para frutos do mar, sushi e sobremesas como tortas de frutas. Ideal para aperitivo.​ 

TEMPERATURA IDEAL

6 a 8ºC

ORIGEM

Ugarteche Alto, Zona de Pedemonte, Mendoza


Nenhum comentário:

Postar um comentário