A IA pode ser uma aliada valiosa para humanizar o RH, desde que seja usada de maneira estratégica e com um foco claro no bem-estar e na satisfação dos funcionários. “O equilíbrio entre a automação de tarefas e o fortalecimento das interações humanas é fundamental para criar um ambiente de trabalho mais humanizado e eficaz”, comenta.
O executivo salienta que a implementação bem-sucedida da IA requer um planejamento cuidadoso, treinamento e monitoramento contínuo. Também alerta que essa tecnologia não é uma solução única para todos os desafios e pode não ser apropriada para todas as situações. “É essencial considerar a ética e a segurança ao usar a IA em qualquer departamento para garantir que os benefícios de economia de tempo não venham acompanhados de riscos ou desafios não intencionais”, finaliza.
Confira abaixo dez maneiras proporcionadas pela IA de otimizar recursos e melhorar a experiência dos colaboradores:
1. Redução de tarefas manuais: a automação de tarefas rotineiras e repetitivas, como processamento de folha de pagamento, gerenciamento de benefícios e registro de horas trabalhadas reduz a carga de trabalho manual e permite que os funcionários se concentrem em tarefas mais estratégicas e criativas.
2. Eficiência no atendimento ao colaborador: chatbots baseados em IA podem responder a perguntas frequentes, direcionar os colaboradores para informações relevantes e fornecer suporte básico 24/7. Isso economiza tempo da equipe de RH, liberando-os para lidar com questões mais complexas.
3. Recrutamento e RH: a IA pode ajudar a filtrar currículos, agendar entrevistas, realizar triagens de candidatos e automatizar tarefas administrativas em processos de recrutamento e recursos humanos.
4. Análise de dados avançada: a IA é capaz de analisar grandes conjuntos de dados em tempo real, identificar tendências, padrões e insights que seriam difíceis e demorados de serem detectados manualmente. Além de ser eficaz para o RH, também é uma alternativa valiosa em departamentos como marketing, finanças e pesquisa de mercado.
5. Personalização e recomendações: a IA pode ser usada para personalizar recomendações com base no comportamento do usuário, economizando tempo dos colaboradores ao apresentar opções relevantes.
6. Gerenciamento de documentos e informações: a IA categoriza, indexa e recupera documentos e informações com eficiência, tornando mais fácil para os funcionários encontrar o que precisam rapidamente.
7. Automatização de processos de negócios: a automação de processos baseados em IA pode otimizar fluxos de trabalho, acelerar aprovações e reduzir erros em processos de negócios, economizando tempo e recursos.
8. Previsão de manutenção: a IA pode prever quando equipamentos ou máquinas precisam de manutenção, evitando paralisações não programadas e economizando tempo e recursos. Útil não somente para a área de RH, mas também para diversos outros departamentos como manutenção e operações.
9. Tradução automática: em RHs que lidam com comunicação multilíngue, a IA pode traduzir documentos e conversas em tempo real, economizando tempo na tradução manual.
10. Assistência de programação: desenvolvedores de software podem usar IA para acelerar o desenvolvimento de códigos, encontrar erros e depurar problemas de maneira mais eficiente, representando eficiência para toda a companhia.
Sobre a Bondy - É uma plataforma de automação de processos do RH focada na experiência do colaborador. Sua missão é devolver 1 bilhão de horas às empresas, em economia de tempo, conectando colaboradores à informação, a um clique de distância. Ela automatiza processos como CRM e atendimento de colaboradores, solicitação e envio de documentos, alterações cadastrais, além de promover uma comunicação eficiente entre empresa e profissional, on e offboarding. Em 2023, concluiu uma rodada seed que tem o apoio de investidores como Smart Money Ventures, Investidores .vc e Incubate Fund. Fazem parte do portfólio de clientes empresas como Minerva Foods, Espaçolaser, Grupo Boticário, Ambev, Raízen, Alpargatas, entre outros.
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