segunda-feira, 11 de dezembro de 2023

Além de belas paisagens, João Pessoa possui locais que fazem parte da memória afetiva de todo o país



Cidade de belas paisagens, gastronomia encantadora e artistas renomados, João Pessoa, que cada vez mais tem se estabelecido como um dos destinos mais procurados do país para morar ou turistar, tem uma riqueza histórica singular. 



A capital paraibana agrega vários espaços históricos - alguns deles mais populares, como o Farol do Cabo Branco - e outros menos conhecidos, mas de igual importância e relevância para a cidade, como a fazenda Boi Só, local onde o icônico filme “Auto da Compadecida” foi gravado.




Hotel Globo


Próximo onde a capital paraibana começou, encontra-se um dos pontos turísticos mais famosos, o Hotel Globo, onde se pode ver um dos pores do sol mais bonitos da cidade. 




Datado do início do século XX, o hotel é um ícone do cenário histórico de João Pessoa e proporciona uma experiência única que combina o charme do passado com as comodidades contemporâneas. Com acesso gratuito, o horário de visitação é das 08h às 17h, aberto todos os dias.




Igreja São Francisco


Outro ponto histórico importante da cidade é a Igreja de São Francisco. Datada do século XVIII, o local é considerado patrimônio cultural, reflete a arquitetura barroca e apresenta em sua parte externa e interna os famosos azulejos portugueses. A igreja tem talhas douradas e contribui para oferecer uma atmosfera de devoção e arte sacra. 




A Igreja de São Francisco é aberta para visitação de terça a sábado, das 9h às 16h, e domingo, das 9h às 15h. O ingresso custa R$12 inteira e R$6 meia.




Farol do Cabo Branco


Erguido para simbolizar o ponto mais oriental das Américas, o Farol do Cabo Branco é um dos pontos turísticos mais simbólicos de João Pessoa. Construído na década de setenta, com forma triangular única no país, o Farol está na falésia da praia de Cabo Branco, a cerca de 800 metros da Ponta do Seixas, e sinaliza onde o sol nasce primeiro.




Sua forma é em homenagem ao sisal, planta que representa um dos ciclos econômicos mais duradouros e lucrativos no estado da Paraíba. O local é aberto para visitação.




Fazenda Boi Só


Existe um espaço muito marcante e especial que não é tão popular nos roteiros turísticos da capital paraibana e, até mesmo, pouco conhecido entre os moradores da cidade: a Fazenda Boi Só.




Localizado no Bairro dos Estados, local que dá fácil acesso a outros pontos da cidade e agrega a tranquilidade de ser um bairro antigo da capital, a Fazenda Boi Só é uma rica herança agrícola e histórica da região. Seu nome teve origem na interpretação errônea do nome de seu primeiro proprietário, o francês Boisôt.




No ano de 1980 o sobrado e a capela foram tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (IPHAEP) como patrimônio histórico e, em 1998, a Fazenda serviu como locação de um dos filmes mais icônicos do cinema brasileiro,“O Auto da Compadecida”, servindo como cenário da Fazenda do Major Antônio Morais, o pai de Rosinha.




Mas em 2008 foi autorizada a transformação do local da Fazenda em um condomínio residencial, que ocupou toda a área verde, restando apenas os espaços sinalizados como patrimônio histórico. Quem deseja conhecer a Fazenda Boi Só pode entrar em contato através do email financeiro.alphavillejp@gmail.com , informando a data da visita, os nomes e dados completos dos visitantes.




Floresta Branca no Bairro dos Estados


O mesmo bairro que oferta à cidade de João Pessoa o monumento tão belo da Fazenda vai receber, em breve, uma série de novos projetos com conceitos inovadores. A Bauten Desenvolvimento Imobiliário, construtora com mais de 20 anos de mercado,  junto com seus parceiros A4M e Trinus, que já lançaram variados empreendimentos na capital paraibana, vão estrear, no Bairro dos Estados, a linha “Floresta Branca”, um novo conceito de imóveis com foco nos pilares ambiental, social e cultural.




Floresta Branca (tradução livre da palavra tupi “Caatinga”) foi título de uma exposição realizada pelas três empresas entre o final de 2022 e início de 2023. A mostra apresentou o trabalho de artistas plásticos nordestinos de renome nacional, tendo marcado o calendário paraibano e potencializado a força da marca no estado. 




Dessa forma, a linha vai trazer para o mercado projetos com os mesmos sentimentos que “florescem” neste Bioma: adaptação, diversidade, resiliência e beleza.




Para mais informações sobre a Floresta Branca, acompanhe as redes sociais da Bauten (www.instagram.com/bautenbrasil) e acesse o site oficial www.bauten.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário