De acordo com Waltinho Foguete, consultor de empresas, palestrante e mentor de influenciadores, o posicionamento digital está ligado ao propósito do negócio. “Quando as empresas compreendem seu propósito e causa, podem construir um posicionamento único e direcionado. Isso, por sua vez, facilita a criação de conteúdo relevante e valioso para o público-alvo”.
Ao estabelecer-se no mundo digital, algumas estratégias eficazes surgem:
1. Descoberta do Propósito do Negócio: Antes de tudo, é essencial identificar o propósito e a causa da empresa. Esse é o alicerce para a construção de um posicionamento sólido.
2. Estudo de Persona: Conhecer o público-alvo é crucial. Compreender o comportamento, necessidades e características do cliente ideal permite direcionar as ações de maneira mais eficaz.
3. Posicionamento Único: Utilizando as informações obtidas, a empresa pode construir um posicionamento que ressoe com seu público e se destaque em meio à concorrência.
Identificar tendências digitais relevantes para o setor é outro desafio. Aqui, a estratégia de modelagem se destaca. “Observar empresas similares que obtêm sucesso online fornece insights valiosos. No entanto, é importante lembrar que modelar não é copiar. É uma oportunidade de aprender com o que funciona e adaptá-lo de acordo com a identidade e objetivos da própria empresa”, alega o mentor.
Erros comuns ao ingressar no ambiente digital incluem a tentativa de copiar outras empresas e a abordagem excessivamente focada em promoções e vendas imediatas. Waltinho explica que a internet é um espaço para desenvolver conscientização, engajamento e confiança, antes de apresentar uma oferta.
A concorrência, naturalmente, influencia o posicionamento digital. No entanto, é por meio do posicionamento que uma empresa pode se destacar. “Ao oferecer um diferencial genuíno, agregando valor e estabelecendo conexões emocionais com o público, a concorrência se torna menos relevante”, afirma o especialista.
Finalmente, ao escolher plataformas e canais de marketing digital, o foco deve estar onde o público-alvo está presente. “Não se trata apenas de preferências pessoais, mas de entender onde a audiência se encontra e se engaja. Essa abordagem direcionada garante que os esforços de marketing sejam eficazes e alcancem as pessoas certas”, conclui Waltinho.
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