terça-feira, 27 de junho de 2023

A busca pelo diferente: choque cultural é tendência no Turismo

 


Sair da zona de conforto é uma atitude que pode assustar muita gente, mas, quando se fala em atividade turística, as tendências indicam o contrário.
De acordo com o Ministério do Turismo, os viajantes têm valorizado o choque cultural proporcionado por experiências autênticas e até únicas, seja se aproximando de culturas diferentes, idiomas desconhecidos ou escolhendo passar as férias em cidades fora do eixo turístico popular. O Hurb, empresa de tecnologia que está no mercado do turismo há mais de 12 anos, elenca alguns dos destinos no mundo que possibilitam viver uma realidade completamente diferente da brasileira, como Índia e Turquia.

A preferência pela imersão no desconhecido demonstra ainda uma abertura maior dos viajantes às diferenças culturais, já que exige deles sensibilidade para não julgar o incomum. Respeito também é palavra-chave para uma boa viagem para fora da bolha, principalmente para aqueles que valorizam as oportunidades de aprendizado e enriquecimento pessoal. Para esses viajantes, investir em uma experiência mais imersiva e menos contemplativa vale à pena graças ao potencial transformador e de reflexão sobre as próprias crenças que só destinos que apresentam tradições, comportamentos, hábitos e realidades radicalmente diferentes das deles são capazes de proporcionar.

Alguns destinos internacionais com culturas mais singulares que se destacam entre as opções para viver o choque cultural são Índia e Tailândia, na Ásia, Turquia e Polônia, na Europa, e o Peru, um dos nossos países vizinhos na América do Sul.

Representando cerca de 3% do PIB indiano, o turismo sempre foi importante para a economia do país, justamente por se destacar pela oferta de contato com uma cultura diferente ser um dos seus maiores atrativos turísticos. Idioma, religião e culinária, por exemplo, são alguns dos exemplos de costumes e tradições que fogem do comum, além da sua variedade de cenários. As religiões budista e hinduísta, predominantes na Índia, influenciam grande parte dos hábitos locais, sendo a alimentação uma que mais chama a atenção dos turistas. Afinal, a vaca é um animal sagrado e dificilmente encontra pratos que incluam sua carne. Pratos apimentados vegetarianos dominam as opções disponíveis.

Assim como a Índia, a Tailândia apresenta uma realidade radicalmente diferentemente dos países europeus e norte-americanos. Os brasileiros que preferem um destino litorâneo podem adorar conhecer o país, famoso por suas praias paradisíacas e pela hospitalidade que oferece aos visitantes. Outro ponto forte da cultura tailandesa é a comida de rua e, para viver algo único, o Hurb sugere a visita ao Mercado do Trem de Maeklong, onde trilhos de uma ferrovia são ocupados por vendedores e suas barracas de pratos locais, que são rapidamente montados e desmontados de acordo com o fluxo dos trens. Outro mercado, dessa vez menos turístico, é o de Amphawa. Navegando de barco pelo negócio flutuante, observa-se os moradores que vivem nas margens do rio enquanto acontecem as compras de produtos frescos. Os templos são uma atração à parte, e o moderno Templo Branco de Chiang Rai chama atenção pelos detalhes que fazem referência à cultura pop.

Na região do Oriente Médio, a Turquia se localiza entre a Ásia e a Europa e sua capital, Istambul, faz parte dos dois continentes. Essa posição privilegiada garante diversidade cultural, já que recebe influências ocidentais e orientais árabes. Origem de civilizações de grande importância histórica, como gregos, romanos e bizantinos, o país conta com sítios arqueológicos e ruínas que impressionam os turistas. Religião predominante no país, o Islam é um dos fatores mais marcantes nas diferenças culturais proporcionadas pelo destino. Quem passar pela Turquia deve incluir no roteiro uma parada no hamam - o banho turco. Trata-se de uma experiência relaxante de sauna à vapor seguida por um mergulho em águas frias em um ambiente luxuoso. As piscinas termais brancas de Pamukkale, patrimônio da UNESCO, apresentam um cenário natural incomum: belas cascatas de piscinas naturais formadas pela erosão do calcário.

No leste da Europa, a Polônia está entre os países mais afetados pela II Guerra Mundial, período em que foi dividido por nazistas e soviéticos, história contada em museus e campos de concentração abertos à visitação. Esse pode parecer um destino turístico menos popular, mas ao chegar no país, é possível perceber rapidamente que não é bem assim. Segundo a plataforma World Data, o país registra 2,3 turistas por habitante. Para vivenciar uma autêntica experiência com o povo local, o Festival de Tradições de Ostróda reúne culinária regional e danças e músicas folclóricas. Já os que buscam viver um momento cinematográfico podem percorrer os Montes Cárpatos durante o inverno em um trenó puxado por cachorros da raça husky siberiano, mas é preciso se preparar para as temperaturas rigorosas da estação.

Berço de civilizações americanas antigas, o Peru conta com milhares de sítios arqueológicos, sendo Machu Picchu o mais famoso deles. A cidade sagrada ocupada pelo império Inca une história à beleza natural da paisagem na região montanhosa, que pode ser percorrida por trem, passando por uma variedade de pequenas aldeias. É possível fazer uma imersão nos costumes indígenas regionais, já que algumas dessas comunidades oferecem tanto hospedagens quanto passeios interativos.

O relevo peruano também o torna o país em um destino perfeito para a prática de esportes ao ar livre, como mountain bike, surfe, escalada, entre outros. Para entrar em contato com a natureza e até fazer parte de rituais tradicionais, o Parque Nacional Huascaran revela a Cordilheira Branca e as comunidades que ali habitam.

Sobre o Hurb

O Hurb é uma empresa de tecnologia e inovação que se consolidou como a maior plataforma de viagens online do Brasil. Com a missão de potencializar viagens através da tecnologia, a empresa visa otimizar o tempo dos seus clientes através da ciência. Cumprindo o princípio primordial de livrar pessoas da preocupação, conectamos clientes a novos lugares. Fundada em 2011, a empresa vende 1 diária a cada 8 segundos, sendo responsável por 1,56% (2020) do PIB do turismo no Brasil. Em menos de 10 anos, alcançou 25 milhões de viajantes cadastrados, 35 mil destinos em todo o mundo e mais de 15 milhões de seguidores nas redes sociais, chegando a ser considerada a maior fanpage do turismo mundial. Com sede no Rio de Janeiro, a marca global atua em todo o Brasil e no exterior, com escritórios em Porto e Lisboa (Portugal), Sorocaba (SP) e Montreal (Canadá).

Nenhum comentário:

Postar um comentário