terça-feira, 16 de maio de 2023

Espetáculo Desertores entra em cartaz na sede do Coletivo Alfenim



O Coletivo de Teatro Alfenim realiza a primeira temporada, em 2023, do espetáculo “Desertores” na sede do grupo no bairro Castelo Branco.
A temporada tem início dia 19 de maio às 20h e marca a estreia de novo integrante no elenco, o ator Emmanuel Vilar, que passou a fazer parte do espetáculo após oficina realizada em fevereiro deste ano.

A montagem de “Desertores” parte da livre inspiração da obra inacabada O declínio do egoísta Johann Fatzer, de Bertolt Brecht. A peça é resultado de um processo de estudos do Complexo Fatzer, reunião de cenas, diálogos, poemas, coros e apontamentos teóricos que o autor alemão produziu durante o período de 1926 a 1930.

Nesta obra monumental, Brecht procura refletir dialeticamente sobre a catástrofe da Primeira Grande Guerra, o impasse dos movimentos sociais e revolucionários e o prenúncio de movimentos totalitários como o Nazismo e o   Fascismo.

Histórico

O espetáculo “Desertores” estreou em 2019 com apoio do Itaú Cultural e sua primeira temporada foi em João Pessoa, durante o mês de novembro na Casa Amarela, antiga sede do grupo no centro histórico da cidade. Após a inauguração da nova sede do Coletivo Alfenim, no bairro Castelo Branco, “Desertores” passou por um processo de remontagem para adaptação do novo espaço cênico e contou com temporada de remontagem através do edital Parrá da Secult/PB, bem como foi lançado de forma gratuita, em plataformas virtuais, o cd com canções do espetáculo, por meio do edital nº 005/2020 do Fundo Municipal de Cultura – FMC, ambos projetos provenientes da Lei Aldir Blanc. À convite da Companhia Ensaio Aberto, “Desertores” ficou em cartaz em agosto de 2022 no Armazém da Utopia, Rio de Janeiro/RJ e também participou do Festival de Inverno 2022 em Campina Grande.

Sinopse

Em 1918, durante a Primeira Grande Guerra, após a sangrenta Batalha de Verdun, quatro soldados abandonam seu tanque de guerra e decidem desertar. Tidos como mortos, os quatro homens permanecem em clandestinidade em Mülheim, bairro fabril na Alemanha, sob a constante ameaça de serem presos e fuzilados como desertores. Apesar das dificuldades, os clandestinos lutam para conseguir comida e pactuam nunca se separar. Eles têm a esperança de que uma revolução coletiva possa pôr fim à guerra sem sentido, de modo a que sejam perdoados. Os desertores acreditam poder tomar parte na desejada revolução.

Classificação indicativa: 14 anos

Ficha Técnica

Elenco: Adriano Cabral, Edson Albuquerque, Emmanuel Vilar, Kevin Melo, Lara Torrezan, Mayra Ferreira, Murilo Franco, Paula Coelho, Vítor Blam  

Cenografia: Márcio Marciano

Figurinos: Maria Botelho  

Iluminação: Ronaldo Costa  

Projeção: Rebecca Dantas  

Animação: Lívia Costa

Identidade visual: Patrícia Brandstatter

Composição musical: Kevin Melo, Mayra Ferreira, Márcio Marciano, Paula Coelho, Walter Garcia e Vítor Blam

Costura: Maria José  

Serralheria: Anderson Galdino

Dramaturgia e direção: Márcio Marciano  

Produção executiva: Gabriela Arruda  

Realização: Coletivo de Teatro Alfenim


Serviço

Temporada do espetáculo “Desertores” do Coletivo Alfenim

Local:  Sede do Coletivo Alfenim - R. José Gonçalves Júnior, 182 - Castelo Branco, João Pessoa - PB

4 / 4

Datas e horários: Dias 19, 20, 27 e 28 de maio (sextas e sábados) às 20h e dias 21 e 29 de maio (domingos) às 19h

Ingressos: R$30,00 inteira e R$ 15,00 meia entrada. Venda antecipada pelo sympla (link na bio do @coletivoalfenim) até o dia anterior à apresentação e vendas no dia da apresentação pela bilheteria.

Lugares limitados, a bilheteria abre com 1 hora de antecedência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário