Além disso, as unidades convertidas já estão entre as principais do Assaí em termos de vendas e fluxos de clientes. O desempenho reflete a combinação de três fatores principais: a alta atratividade do modelo de negócios da Companhia, a força da marca Assaí e a assertividade do projeto que tem levado o atacarejo para as regiões centrais dos grandes centros urbanos brasileiros. No total, o Assaí realizou um investimento de R$ 4,5 bilhões no ano anterior, o maior patamar já executado pela Companhia em sua história. Ainda, no comunicado de resultados, o atacadista reportou também a geração de 16 mil novos postos de trabalho para suportar a expansão da marca e o aumento de 45% no número de pessoas negras em cargos de diretoria.
Desempenho da Companhia
Em 2022, o Assaí realizou 60 inaugurações e estabeleceu um novo recorde de aberturas para o segmento do varejo e atacado de alimentos. Além das conversões, outras 13 lojas orgânicas foram abertas. Com isso, a rede atacadista concluiu o ano com 263 lojas em operação.
O faturamento anual avançou 31% no ano de 2022, com uma receita de R$ 59,7 bilhões – incremento de R$ 14,1 bi em relação ao período anterior e o maior resultado registrado pelo Assaí nos últimos cinco anos. Já o lucro líquido atingiu R$ 1,2 bilhão, patamar em linha com 2021 e consistente mesmo com a implementação do projeto de conversões de hipermercados e um cenário macroeconômico desafiador e de juros elevados. O EBITDA Ajustado, por sua vez, atingiu aproximadamente R$ 4 bilhões, com uma margem de 7,2%, o que reforça o rigoroso controle e disciplina de despesas.
Sobre o Assaí
O Assaí é uma empresa de Cash & Carry que atende pequenos(as) e médios comerciantes e consumidores(as) em geral, seja na compra de itens unitários ou grandes volumes. Com faturamento de R$ 59,7 bilhões em 2022, está presente nas cinco regiões do País com 263 lojas distribuídas em 23 estados, além do Distrito Federal. Possui mais de 70 mil colaboradores(as) e, mensalmente, recebe 30 milhões de clientes em suas lojas. Em 2022, o Assaí foi considerado o melhor atacadista em duas pesquisas realizadas pelo Instituto Datafolha: “Os Melhores de São Paulo - Serviços” (em que vence pelo 7º ano consecutivo); e “O Melhor da Internet no Brasil”. Também foi eleita a melhor empresa do ramo de Comércio Varejista do Valor 1000, anuário realizado pelo jornal Valor Econômico, e recebeu a certificação Great Place to Work. O Assaí está entre as 15 marcas mais valiosas do país em ranking anual promovido pela Brand Finance.
Nenhum comentário:
Postar um comentário