quinta-feira, 29 de março de 2018

Almoço de Páscoa: Bacalhau é nutritivo e auxilia na prevenção de doenças

Com baixo nível de colesterol e rico em ferro, magnésio e fósforo, o bacalhau é um dos alimentos mais consumidos durante a quaresma e a Semana Santa. Por motivos religiosos, muitas pessoas deixam de ingerir a carne vermelha nesse período e aumentam o consumo de peixes, que, de acordo com especialistas, são mais saudáveis e importantes fontes de proteínas de alto valor biológico.

O bacalhau é um dos mais procurados nessa época do ano e tornou-se tradição na culinária brasileira, com opções de pratos que agradam a todos os paladares. Além das inúmeras possibilidades de receitas, este peixe possui benefícios para a saúde da população, tendo em vista o seu alto valor nutritivo e a presença de vitaminas A, E e D, fundamentais para o organismo.
De acordo com a nutricionista do Hapvida Saúde, Paula Viana, o consumo do bacalhau pode auxiliar no controle de doenças e regular o nível de colesterol. “Esse alimento contém gorduras saudáveis, como o ômega-3 e ômega-6, nutrientes importantes para diminuir o LDL (colesterol ruim) e triglicerídeos, e aumentar o HDL (colesterol bom). Além disso, é importante na prevenção e controle de problemas cardiovasculares, câncer, doenças inflamatórias e autoimunes”, explica.
No entanto, é preciso ter atenção durante o preparo do peixe para que ele permaneça saudável. A nutricionista afirma que o bacalhau deve ser consumido assado no forno, cozido ou grelhado para preservar os seus nutrientes. “Porém, apesar de todos os benefícios, a ingestão de bacalhau deve ser moderada pelas pessoas que possuem hipertensão arterial, pois o peixe é rico em sódio e, por causa disso, o processo de dessalga precisa ser feito com cautela”, orienta.
Mesmo o bacalhau sendo um dos alimentos mais vendidos na Semana Santa, Paula Viana explica que os peixes, de um modo geral, possuem propriedades nutricionais semelhantes e podem ser substituídos. “Para não enjoar, devemos variar os modos de preparo e os tipos de peixe. Dessa forma, temos outras opções saudáveis e que cabem no bolso do consumidor, como o arenque, a sardinha, o salmão, o atum e o linguado”, afirma.
ALMOÇO DE PÁSCOA
Por conta da tradição da Sexta-feira Santa, os peixes costumam ser a proteína mais procurada no período. O Assaí disponibiliza uma grande variedade de pescados, tanto para donos de restaurantes quanto para as famílias que se reúnem para comer a tradicional bacalhoada. O bacalhau, inclusive, costuma ser a principal escolha da maioria das pessoas para a data, e nas lojas do Assaí é vendido in natura (peça inteira), congelado ou desfiado. A expectativa da rede é de um incremento de vendas de 25% em toda a categoria de pescados, que conta também como outras espécies, na comparação com o mesmo período do ano passado.
Junto com a bacalhoada é preciso utilizar um azeite de qualidade. No Assaí é possível encontrar várias marcas, nacionais e importadas, e faixas de preços. Como também não podem faltar batata, cebola, cenoura e tomate, que costumam apresentar uma procura significativa nesse período por serem utilizados como acompanhamentos dos pratos principais, o Assaí reforçou os estoques desses itens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário