quarta-feira, 1 de junho de 2016

Consumo diário de fibras pode trazer benefícios

Os motivos para adicionar as fibras na dieta diária são muitos. Além de ajudar no processo de emagrecimento saudável, as fibras também previnem doenças do coração, câncer e diabetes. Mas, afinal, o que são essas tais fibras? A nutricionista do Hapvida Saúde, Edilene Spínola,


explica que as fibras são componentes de origem vegetal que o organismo não consegue digerir, permanecendo assim por mais tempo no estômago, e oferecendo maior sensação de saciedade ao longo do dia.
A especialista esclarece ainda que as fibras possuem duas classificações distintas: solúveis e insolúveis. "As primeiras, como o próprio nome já diz, se ligam à água, formando um gel no estômago que colabora para a sensação de saciedade, além de atuarem como substrato para a fermentação de bactérias. As fibras insolúveis, por sua vez, incluem gomas, mucilagens e pectinas e são encontradas nas frutas, verduras e leguminosas", ressalta.

A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é que a ingestão de fibras alimentares para adultos não ultrapasse os 25g ou 35g/dia. Devem ser acrescentados 5g a mais para crianças maiores de 2 anos, para obter o total de consumo de fibras diário. Pois, apesar de saudável, é preciso moderação. "O consumo excessivo de fibras pode diminuir a absorção de alguns nutrientes e causar até mesmo prisão de ventre", alerta a especialista.

Conheça alguns alimentos ricos em fibras
Cereais integrais: aveia, quinoa, arroz e pão integral, linhaça
Frutas: laranja, maçã, manga e ameixa, sempre com casca e bagaço
Vegetais: couve, repolho, agrião e berinjela
Grãos: feijão, lentilha, soja, ervilha e grão-de-bico


Nenhum comentário:

Postar um comentário