segunda-feira, 9 de novembro de 2015

LINALDO GUEDES LANÇA LIVRO EM CAMPINA GRANDE

O jornalista e poeta paraibano Linaldo Guedes, lançará no próximo sábado, dia 14 de Novembro, às 17 horas, na Livraria Nobel, em Campina Grande, o seu livro “Receitas de Como se tornar um Bom Escritor” (Chiado Editora, 2015, 25 reais), uma coletânea de artigos, discursos, palestras e ensaios que trata sobre a temática literária, publicados em sua maioria nas páginas de jornais e revistas ligados ao jornalismo cultural paraibano.

 O evento será antecedido por um bate-papo, realizado pelo escritor campinense Bruno Gaudêncio. Segundo este último: “A proposta é explorar neste debate a experiência de Linaldo Guedes enquanto escritor e jornalista na Paraíba, pois ele é um dos mais importantes nomes da literatura paraibana surgida a partir dos anos 1990. Além disso, tem uma atuação significativa na imprensa local, principalmente no jornalismo cultural”.

“Receitas de Como se tornar um Bom Escritor”, publicada pela editora Chiado, de Portugal, traz textos sobre temas diversos que acometem o campo literário, como ampliação do número de leitores de poesia no Brasil, a importância do Concretismo, o papel do leitor diante de uma obra literária, jornalismo literário e a angústia da influência à moda de Harold Bloom, entre outros. Também reúne textos sobre autores como Sérgio de Castro Pinto, João Cabral de Melo Neto, Paulo Leminski, Augusto dos Anjos, Vinicius de Moraes, Augusto de Campos, José Lins do Rego, Fernando Pessoa, Ariano Suassuna e Padre Antônio Vieira. O objetivo da obra, segundo o autor, “foi principalmente provocar o debate sobre como se faz e se produz a literatura nos tempos de hoje, com o advento de novas tecnologias, a exemplo de blogues, redes virtuais e sites. E, também, de reforçar a importância da leitura de alguns autores da literatura”

Linaldo Guedes nasceu em Cajazeiras em 1968, mas é radicado em João Pessoa desde os anos 1980. Graduado em Jornalismo pela UFPB, possui uma larga experiência na imprensa paraibana: foi repórter dos jornais O Momento, O Norte, A União (Neste último foi Chefe de Reportagem e Editor Adjunto), editor do Correio das Artes (suplemento literário do jornal A União); Coordenador de Jornalismo da Secretaria Extraordinária de Comunicação Institucional do Estado, entre outras funções. Na literatura publicou diversos livros: “Os zumbis também escutam blues e outros poemas” (livro de poemas), Editora Textoarte, João Pessoa/PB, 1998; - “Augusto dos Anjos” (plaquete) – Coleção Paraíba Nomes do Século, Série Histórica, nº 38, Editora A União, João Pessoa/PB, 2000; - “Diálogos” (org) – Seleção de entrevistas publicadas no Correio das Artes do jornal A União em 2003, Editora Aboio, João Pessoa/PB, 2004; - “Intervalo Lírico” (livro de poemas) – Editora Dinâmica, Coleção Tamarindo, João Pessoa/PB, 2005; ;“Metáforas para um duelo no sertão” – Editora Patuá – São Paulo, 2012 e agora “Receitas de Como se tornar Escritor” - Chiado Editora (Portugal), 2015.


Nenhum comentário:

Postar um comentário