segunda-feira, 21 de julho de 2014

Férias: quebra na rotina escolar é importante para o aprendizado, afirma psicóloga

As férias escolares são sinônimo de diversão para crianças e adolescentes. Para os pais, entretanto, um grande desafio. Como aproveitar esses dias? Brincadeiras em grupo, leituras, idas ao cinema ou teatro, praia e até mesmo programas de TV e vídeo game, todos, em medida balanceada, podem garantir bons momentos e, principalmente, um alívio na rotina, tão fundamental para o desenvolvimento intelectual quanto as aulas.


Conforme destaca a psicóloga Rochelle Rolim, do Hapvida Saúde, a pausa no ritmo agitado de aulas e atividades extracurriculares é necessária para evitar problemas que hoje são cada vez mais comuns: estresse e ansiedade. “É constatado clinicamente que quem exerce atividades repetitivas (como uma rotina escolar, de trabalho etc.) necessita de uma pausa mais prolongada com alguma frequência. Quando isso não acontece, a mente adoece. O corpo adoece”, ressalta Rochelle.

Programar atividades para as férias não é um problema. Organizar com os filhos brincadeiras em grupo, por exemplo, pode ajudá-los a desenvolver habilidades sociais e estimulá-los física e mentalmente. As viagens trazem novas experiências e oportunidade de conhecer lugares diferentes. Às vezes, não é preciso nem sair da cidade. Uma volta por um bairro diferente ou um passeio fora do roteiro diário já enriquecem o repertório das crianças.

A psicóloga destaca, entretanto, que é fundamental que os pais não exagerem, criando rotinas rígidas para as férias. “Muitas vezes os pais acham que têm que encher a programação, levar a criança em todos os passeios, teatros, praias, viagens, quando, na verdade, ela só quer ficar em casa, jogando vídeo game ou brincando com os amigos da rua. A verdade é que o equilíbrio é a palavra-chave”, afirma a especialista do Hapvida Saúde.

“Vivências que proporcionam a interação com o meio e com outros são sempre enriquecedoras, pois sabemos que as crianças têm uma enorme capacidade de absorção e percepção. Essas experiências vão construir sua visão de mundo, de sociedade e cultura. Mas isso não quer dizer que uma tarde jogando Xbox online com amigos não traga também alegria, satisfação e prazer”, acrescenta Rochelle.

Nenhum comentário:

Postar um comentário