quinta-feira, 17 de julho de 2014

Bandas tocam nesta sexta em tributo ao Dia Mundial do Rock em João Pessoa na Praça Antenor Navarro

Os amantes do rock vão ter endereço certo para se encontrar em João Pessoa nesta sexta-feira (18) para a comemoração do Dia Mundial do Rock. Cinco bandas de estilos diferentes, mas com personalidade própria e rock pulsante na veia, vão se apresentar na Praça Antenor Navarro, a partir das 19h. São elas: Osorno, Gauche, Soturnus, Hazamat e Zefirina Bomba.

O evento, que deveria ter sido celebrado no domingo (13), data oficial da comemoração internacional, foi transferido para esta sexta (18) em virtude da coincidência com a final da Copa do Mundo de futebol. 

Um dos grupos que se apresenta nesse tributo ao rock é o Gauche, formado em 2004. A banda de pop-psicodélico também explora as raízes do folk dos anos 60 e as tendências retroprogressivas atualizadas. No seu balaio de referências estão bandas como Violeta de Outono, Moto Perpétuo, Echo and The Bunymen, Byrds e Mopho. 

Em 2010, lançou o EP “Gauche”, época em que também se apresentou no Grito Rock e na Conexão Nordeste. Dois anos depois, mais um EP, “Seja onde For”. Ano passado, a banda gravou o primeiro álbum, “Teatro de Serafins”. 


Outra atração do evento é o Soturnus, fundado em 2000, tendo na bagagem duas demos, “Poems of Love... Poems of Pain...” (2001) e “Solitude” (2006), além de dois cd´s, “When Flesh Becomes Spirit” (2008) e “Of Everything That Hurts” (2013). O grupo fez turnê por várias capitais nordestinas e interior, incluindo a participação em alguns festivais, com destaque para edições do “ForCaos”, em Fortaleza (CE).  
  
Já o Hazamat também surgiu em 2009 de um projeto anterior, o Molestrike. Baseados no som dos Beatles, Queen, Engenheiros do Hawaii e de outras bandas pop e do metal, os meninos se aprofundaram no desejo de produzir um som mais maduro e multifacetado, com letras em português sobre personagens e situações do cotidiano.  

Encerrando a programação do evento tem Zefirina Bomba, trio que toca rock, mas não tem guitarra na sua formação. Em vez disso, uma viola caipira, baixo e bateria fazem um barulho regional poético, inspirador e sem comparação.  

No Zefirina há surf music, punk-rock, vocal gritado, baixo distorcido e sotaque nordestino. As letras misturam histórias pessoais com a poesia de João Cabral de Melo Neto. Formada em 2003, a banda faz um som influenciado tanto pelo rock de Seattle dos anos 90, como por mestres, como Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro.  História - O Dia Mundial do Rock existe desde 1985, quando foi realizado o concerto Live Aid, em benefício das vítimas da fome na Etiópia. Organizado pelo músico Bob Geldof, o espetáculo teve a participação de vários astros, como Sade, Sting, Phil Collins, Bryan Ferry, U2, Dire Straits, Queen, David Bowie, Who, Elton John e Queen.


Os shows aconteceram simultaneamente em Londres e na Filadélfia, sendo transmitidos para todo o mundo. Desde então, institui-se o dia 13 de julho como Dia do Rock.

Nenhum comentário:

Postar um comentário