segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Em turnê pela Europa, André Rio segue para Madrid

Na Europa desde o final de julho, o cantor e compositor André Rio cumpriu agenda de sete shows em Portugal, passando por Lisboa, Porto e Guimarães. Agora o pernambucano segue para Espanha, onde faz show em Madrid, nesta quinta-feira (9).

Desde 1998, André vem difundindo a música pernambucana para o continente europeu, durante o verão do continente. O projeto foi concebido por André Rio, na volta de uma viagem a Lisboa, com o intuito de fortalecer a Cultura Musical da sua terra pelos quatro cantos do planeta. O show passeia por todos os ritmos da música pernambucana e do nordeste brasileiro, contando sempre com diversos convidados, que representam a música verde e amarela.
Ritmo, belas melodias, poesia e força interpretativa. Estes são o cerne do concerto, que promete sacudir o velho continente durante todo o mês de agosto de 2018. Para tanto, o espetáculo se baseia no novo álbum “Tour Viva Pernambuco 2018”, lançado em Lisboa (Portugal).  O cantor segue ainda para Inglaterra, Alemanha e Áustria.
As apresentações vão da música instrumental até o forró, o xote, as marchinhas, passando pelo samba, pelo maracatu e o centenário frevo. “A gente sempre viaja com pessoas queridas, amigos dos palcos da vida. Que representam em sua trajetória artística o Estado de espírito chamado Pernambuco. É uma comunhão em torno da nossa plural arte. Para estas turnês que fazemos, os artistas precisam se desprender de vaidades, precisamos ser um só, para que juntos possamos abraçar a nossa causa: divulgar a mágica e encantadora Arte Musical de Pernambuco”, afirma André.
Para celebrar esta data, André Rio convida o cantor, compositor, exímio instrumentista e arranjador: Luciano Magno. Magno se consagrou pelo rigor, preciosismo dos seus arranjos e marcantes atuações em diversos eventos musicais em que atuou. É um artista múltiplo. Transita desde a música instrumental até a MPB. Tem inúmeros CDS lançados e tem muitas turnês internacionais em seu currículo. Integrará também a turnê, a cantora Pernambucana Lilian Raquel, radicada há vinte anos em Portugal, que tem uma larga bagagem musical em sua linda carreira, discos lançados e é conhecida por sua voz ímpar, interpretações fortes e marcantes da Música Popular Brasileira. André e seus dois convidados dividem o palco e cantam juntos, atuam separadamente e fazem um show dinâmico e empolgante.
O espetáculo é um verdadeiro mosaico de ritmos e tendências que circundam a cena pernambucana e nordestina e traz no seu repertório, músicas de verdadeiros ícones da nossa cultura, como: Luiz Gonzaga, Alceu Valença, Paulo Diniz, Capiba, Getúlio Cavalcanti, Dominguinhos, Jackson do Pandeiro e trabalhos autorais de André Rio, com o intuito de promover e divulgar o grande potencial turístico-cultural da região. “É muito bacana poder tocar a música de Pernambuco e do nordeste brasileiro, que se caracteriza por um ritmo muito forte, muito latente, que mexe com as pessoas por dentro. Toca o coração de todos, inclusive quem não entende nossa língua, como por exemplo, o público alemão, suíço, italiano. É lindo perceber que, ainda assim, existe uma identificação muito grande com a ritmia do nordeste brasileiro com o frevo, o baião, o xote, o maracatu”, conta André. André Rio em Viva Pernambuco é o Brasil cantado em verso, música e ritmo!
DISCO - O álbum será lançado em todas as plataformas musicais ainda no segundo semestre e traz, além de composições de André Rio, canções de grandes poetas e artistas do nordeste brasileiro. Gravado no Recife, o disco traz três canções inéditas, entre elas "Viva Pernambuco”, música de André Rio gravada com a participação de Lilian Raquel, cantora brasileira radicada em Lisboa.  A música é o tema da turnê e foi composta em homenagem aos seus 17 anos de estrada internacional, “Rosa de Cheiro”, música em homenagem a Alceu Valença, um baião estilizado e “As Voltas que o Mundo Dá", um Xote Lusitano, uma parceria de André Rio e Luciano Magno, mistura de xote com fado. No disco que tem 10 faixas, André Rio regravou a música “Procissão”, de Gilberto Gil, com um arranjo especial preparado por Luciano Magno para ser executado durante a turnê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário