Em oito episódios, Winkler mergulha nas atividades não supervisionadas — e muitas vezes perigosas — do passado, revelando coisas que as pessoas faziam por diversão, dinheiro ou até mesmo por tédio, que seriam difíceis de imaginar hoje em dia. Esses eventos e produtos variam desde médicos que prescreviam cigarros e refrigerantes com cocaína e lítio, até brinquedos científicos contendo urânio de verdade, heroína vendida sem receita como xarope para tosse e tônicos radioativos comercializados como bebidas energéticas, passando por parques de diversões com brinquedos projetados sem controles de segurança, eletrodomésticos que poderiam envenenar uma família inteira e shows em que acrobatas e pilotos desafiavam a morte sem qualquer proteção.
A produção também revisita os primeiros anos da aviação comercial, quando era permitido fumar a bordo e as companhias aéreas até ofereciam cigarros aos passageiros. Soma-se a isso o coquetel explosivo de cafeína e álcool que se tornou sinônimo de "apagão em lata", juntamente com esportes e profissões de alto risco, todos exemplos de produtos e práticas que foram comuns por décadas.
“Trabalhar com o History não só tem sido uma experiência divertida, como também incrivelmente interessante”, disse Winkler. “Estou animado para compartilhar com o público o lado mais peculiar da história, quando as coisas eram ainda mais estranhas do que são hoje. Esta é uma série repleta de momentos icônicos e desafios de vida ou morte, e eu não poderia estar mais feliz em convidar os telespectadores a se juntarem a mim nesta jornada alucinante”.
Em Histórias Arriscadas com Henry Winkler, o ator e produtor da série conta com uma equipe ampla e diversificada de especialistas — historiadores, cientistas, jornalistas, divulgadores culturais e figuras da cultura popular — que ajudam a explicar como esses fenômenos, tão profundamente enraizados no cotidiano norte-americano, foram possíveis. Entre os especialistas mais proeminentes estão Edward T. O’Donnell, professor de história no College of the Holy Cross; Bryant Simon, historiador da Temple University; Martin K. A. Morgan, historiador e autor; Adam Richman, escritor de história e apresentador de televisão; Hakeem Oluseyi, astrofísico e figura de destaque na educação científica; Brian Avery, professor de gestão de segurança na Florida State University; Jason Liebig, historiador de marcas; Natalia Mehlman Petrzela, historiadora especializada em cultura e consumo; Don Wildman, apresentador de televisão e pesquisador de fenômenos históricos; e o Dr. Billy Goldberg, médico de emergência que fornece contexto clínico para acidentes e riscos extremos.
A equipe também inclui vozes que trazem perspectivas contemporâneas, análises culturais e experiências pessoais de diversas áreas: Michelle Debczak, jornalista; Romi Kher, professora de empreendedorismo; Negin Farsad, escritora e comediante; Nicole Lyons, piloto profissional; Andrew Whitworth, ex-jogador da NFL e comentarista; Austin Rogers, campeão do Jeopardy!; Ehi Oviasu-Khan, inventora de brinquedos e advogada; e Steve Covino e Brian “Q” Quinn, apresentadores e comunicadores que adicionam contexto, humor e anedotas às histórias mais inusitadas. Juntas, suas perspectivas permitem reconstruir uma era marcada pela imprudência, fascínio por novidades e quase total ausência de regulamentação.
O primeiro episódio de Histórias Arriscadas com Henry Winkler, Produtos perigosos, expõe uma série de práticas cotidianas que seriam impensáveis hoje em dia: desde catálogos que permitiam comprar dinamite pelo correio e a mania americana de adquirir macacos-esquilo enviados em caixas sem instruções, até a ascensão do celuloide, um material tão inflamável que transformava pentes e acessórios em verdadeiras bombas domésticas. A série revela ainda o lado sombrio dos primeiros refrigeradores elétricos, cujos gases tóxicos causaram mortes, evacuações — incluindo uma na Casa Branca — e levaram famílias a deixar o eletrodoméstico do lado de fora de casa por medo de vazamentos. Além disso, o episódio revisita o perigo dos antigos rolos de lavar roupa, cujas versões motorizadas exerciam tanta pressão que podiam esmagar uma mão em segundos, e mostra também como as celebrações de Natal do século XIX incorporavam decorações altamente inflamáveis que transformavam qualquer pequena árvore em um enorme risco.
Histórias Arriscadas com Henry Winkler é uma produção do HISTORY, da A+E Factual Studios, em associação com a GroupM Motion Entertainment. Steve Ascher, Matt Pearl e Henry Winkler são os produtores executivos. Richard Foster e Chet Fenster são os produtores executivos pela GroupM Motion Entertainment. Jim Pasquarella é o produtor executivo pelo HISTORY.

Nenhum comentário:
Postar um comentário