terça-feira, 29 de abril de 2025

Líderes paraibanos visitam Maringá: Alisson Holanda destaca a importância da governança público-privada para o crescimento urbano sustentável



CEO da N|Holanda e fundador do Farol de Desenvolvimento da Paraíba, Alisson Holanda participou da missão técnica a Maringá, referência nacional em planejamento estratégico e governança, para buscar soluções aplicáveis à realidade paraibana

Alisson Holanda, CEO da Construtora N|Holanda e um dos fundadores do Farol de Desenvolvimento da Paraíba, integrou a comitiva de líderes empresariais paraibanos que visitou a cidade de Maringá (PR) nos dias 24 e 25 de abril. A missão técnica teve como objetivo buscar referências bem-sucedidas em desenvolvimento urbano, governança pública e parcerias entre os setores público e privado, com vistas a adaptar boas práticas à realidade paraibana.


Reconhecida nacionalmente por sua excelência em gestão e qualidade de vida, Maringá foi escolhida por apresentar resultados concretos em diversas áreas. A cidade foi eleita, por quatro vezes nos últimos sete anos, a melhor cidade para se viver no Brasil, de acordo com estudos do Instituto Paraná Pesquisas (PIP). Esse desempenho consistente é reflexo de uma gestão pública sólida, atualmente em sua terceira gestão consecutiva, e de um modelo de governança que articula o setor público e a iniciativa privada de forma institucionalizada. O Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (CODEM), criado por meio de legislação específica, atua como elo permanente entre empresários e prefeitura, propondo projetos estruturantes e soluções para impulsionar o desenvolvimento local de maneira contínua e organizada.


Durante os encontros, chamou a atenção da comitiva o fato de Maringá ter sido concebida, desde sua fundação, com base em princípios urbanísticos bem definidos, incorporando boas práticas de planejamento desde o início do seu desenvolvimento. “Isso traz um benefício não só para quem projeta e constrói, mas também para a população que a cidade acolhe. Esse tipo de urbanismo torna o crescimento mais harmônico e sustentável”, observou Alisson.


Segundo Alisson Holanda, a experiência vivenciada em Maringá reforça a importância da união entre o setor produtivo, a academia e a sociedade civil para impulsionar o crescimento de uma cidade. “Maringá mostra que, com planejamento estratégico e diálogo entre os setores, é possível transformar um município em referência nacional. O Conselho de Desenvolvimento de lá atua como parceiro efetivo da prefeitura, propondo projetos e soluções para a cidade prosperar de forma ordenada e sustentável. Este é um exemplo que podemos adaptar à realidade da Paraíba, unindo esforços para construir uma governança moderna e eficiente”, afirmou.


Ele também destacou que João Pessoa vive uma fase generosa de expansão urbana, e que, ao lado do polo turístico em consolidação, precisa adotar um modelo de crescimento que una desenvolvimento social, econômico e ambiental, com protagonismo compartilhado entre o setor público e o privado.


Com apoio do Sebrae-PB, a missão técnica foi organizada pelo Farol de Desenvolvimento da Paraíba, uma plataforma colaborativa criada para fomentar o crescimento sustentável do estado. O Farol reúne empresários, acadêmicos e representantes da sociedade civil que compartilham o propósito de pensar e implementar soluções para o futuro da Paraíba.


Além de CEO da N|Holanda e fundador do Farol de Desenvolvimento da Paraíba, Alisson Holanda é também o criador do Instituto Ranking PB e atua como diretor de expansão do CRECI-PB e do Sinduscon-PB. A atuação do CEO em diferentes frentes estratégicas do setor imobiliário e da construção civil, inclusive como ávido pesquisador de tendências urbanas e desenvolvimentistas, reforça sua convicção sobre a importância da integração entre iniciativa privada, instituições de classe e poder público para impulsionar o desenvolvimento urbano de forma planejada e sustentável.


Para Alisson, é essencial que experiências como a missão técnica a Maringá se desdobrem em ações concretas, alimentando o debate com seus pares no Sinduscon-PB e no CRECI-PB, e oferecendo aos gestores públicos uma visão estruturada para o futuro de João Pessoa. “É nossa missão como líderes levar essa visão adiante”, reforçou.


A bagagem acumulada nesses cargos reforça sua crença na importância de iniciativas como esta missão a Maringá. Segundo Alisson, “identificar cidades que colhem bons resultados e compreender como suas estruturas de governança funcionam é essencial para impulsionar transformações reais em João Pessoa e em outros municípios paraibanos”.


A programação da missão incluiu visitas a instituições estratégicas de Maringá, como a prefeitura, a Associação Comercial e Empresarial e o CODEM. Durante os encontros, a comitiva conheceu experiências bem-sucedidas em gestão pública, desenvolvimento econômico e sustentabilidade urbana.


O compromisso de Alisson Holanda com o futuro da Paraíba se reflete na participação ativa em projetos que buscam novas referências e soluções práticas. “Nosso papel é observar o que já deu certo em outras localidades, adaptar às necessidades da nossa realidade e trabalhar para transformar nossos centros urbanos em lugares melhores para viver e investir. A missão a Maringá foi um passo importante nesse processo”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário