De forma interativa e inclusiva, estudantes da Escola Municipal de Artes João Pernambuco, no Recife, estão assumindo o protagonismo na construção de suas carreiras artísticas. Até o próximo dia 30, eles participam do curso gratuito "Empreender na Cultura: o Jogo!", que aposta na gamificação para ensinar, de maneira prática e divertida, como transformar talento em oportunidade de negócio no setor cultural.
Nas aulas, jogos, desafios e dinâmicas colaborativas substituem o modelo tradicional de ensino. Em vez de aulas expositivas, os alunos são convidados a construir suas trajetórias como se estivessem em um tabuleiro, cumprindo missões, traçando estratégias e estabelecendo metas. A experiência se torna ainda mais realista com a realização do Palco de Negócios, uma rodada simulada em que os estudantes apresentam seus projetos culturais, vivenciando a prática de mercado.
A ação reúne jovens, adultos e idosos de diferentes linguagens culturais, como teatro, dança, música, circo e artes visuais. Ao todo, 30 estudantes são contemplados nesta edição, sendo que 15 deles — atendendo aos critérios de políticas afirmativas do projeto — recebem uma bolsa no valor de R$ 1.500.
O projeto "Empreender na Cultura: o Jogo!" é uma realização da Liga Criativa, com produção executiva da Tempoo. A iniciativa é conduzida pela especialista Eliz Galvão, que acumula vasta experiência na formação de artistas e já capacitou mais de 7.000 profissionais da cultura em todo o Brasil, totalizando cerca de 80 turmas formadas.
“Essa é mais uma oportunidade pensada como um apoio à vida de quem faz cultura e deseja ampliar seus conhecimentos sobre termos técnicos, captação de recursos, gestão de carreira artística e muito mais. Tudo acontece de forma prática e integrada entre os participantes, diferente dos modelos tradicionais de formação”, destaca a facilitadora e idealizadora Eliz Galvão.
Em Recife, o curso conta com incentivo da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), por meio da Secretaria de Cultura da Prefeitura do Recife e do Ministério da Cultura do Governo Federal. Novas edições gratuitas estão previstas para cidades do interior do estado.
Sobre o Empreender na Cultura
A formação foi criada a partir da experiência de Eliz Galvão e da Liga Criativa, que se reinventou durante a pandemia ao condensar aprendizados, erros e acertos adquiridos ao longo de 14 anos no mercado cultural. O curso já recebeu o incentivo do Funcultura/PE em cinco edições, beneficiando cidades como Petrolina, Nazaré da Mata, Caruaru, Goiana, Arcoverde, Glória do Goitá, Serra Talhada e Vicência. Além disso, foi contemplado pelo edital Multilinguagens – Recife Criativo da Lei Paulo Gustavo de Recife, com os editais da PNAB Recife 2024 para essa turma em Recife e da PNAB-PE 2024 com uma turma na cidade de Limoeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário