Reafirmando seu compromisso com a educação transformadora e a valorização dos povos originários, o UNIESP Centro Universitário anunciou no último sábado (26) a concessão de seis bolsas integrais para cursos de pós-graduação Lato Sensu a egressos indígenas do povo Tabajara, da Aldeia Vitória, localizada no município do Conde, na Paraíba.
O anúncio foi feito durante um encontro na própria aldeia, que contou com a presença do professor Cícero Lacerda, coordenador de Pesquisa, Extensão e Responsabilidade Social do UNIESP, e da professora Heloysa Helena, coordenadora do Núcleo Acadêmico. Na ocasião, os representantes da instituição reforçaram o compromisso do UNIESP com a ampliação de oportunidades educacionais para as comunidades indígenas e com o fortalecimento cultural do povo Tabajara.
“O UNIESP segue firme em seu propósito de construir, junto às comunidades indígenas, caminhos mais justos e ampliar as oportunidades reais de transformação social por meio da educação”, destacou a professora Heloysa Helena.
As bolsas foram destinadas a egressos que concluíram a graduação no UNIESP nos cursos de Nutrição, Estética e Cosmética, Enfermagem, Educação Física, Psicologia e Administração — todos eles também foram beneficiados anteriormente com bolsas integrais durante a graduação. Atualmente, a Aldeia Vitória também conta com uma estudante indígena cursando Administração no UNIESP, e, com a nova iniciativa, seis ex-alunos Tabajara darão continuidade à sua formação acadêmica na pós-graduação.
Durante o evento, o Cacique Ednaldo Tabajara enfatizou a importância da educação para o desenvolvimento de toda a comunidade e expressou gratidão ao UNIESP. “O que o UNIESP tem feito pelo povo Tabajara é algo nunca visto antes. É manter viva a chama da esperança, mostrando que é possível crescer e se desenvolver por meio da educação, trazendo empoderamento e resistência. Convidamos toda a juventude de nossa aldeia para que possam se inspirar nesse caminho do conhecimento. Por tudo isso, expresso minha profunda gratidão ao UNIESP pelo apoio e compromisso com o nosso povo”, afirmou.
O cacique também destacou que as conquistas individuais dos estudantes representam um avanço coletivo, fortalecendo toda a comunidade Tabajara.
O convênio entre o UNIESP e a Aldeia Vitória vem sendo reconhecido em âmbito nacional: no ano passado, a instituição recebeu o selo Instituição Socialmente Responsável da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), prêmio que reconhece universidades comprometidas com a transformação social em suas comunidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário