sexta-feira, 16 de junho de 2023

São João e a economia na Paraíba



Considerado por muitas pessoas como o melhor São João do Brasil, o festejo tradicional na Paraíba, principalmente na cidade de Campina Grande, movimenta boa parte dos setores econômicos do estado, gerando grandes oportunidades de negócios.
Com público estimado de mais de 2 milhões de pessoas durante a sua realização, que dura todo o mês de junho, a festa enaltece a cultura popular por meio dos ritmos, da religiosidade e das comidas típicas.

Somente para 2023, o Governo do Estado anunciou um investimento de R$ 18,7 milhões nas festividades juninas nos municípios paraibanos, dos quais R$ 9 milhões serão apenas para Campina Grande. “A injeção e circulação de dinheiro na economia local traz grandes benefícios para geração de emprego e renda, antes, durante e depois dos festejos juninos. Além da movimentação econômica, as festividades também lotam os meios de hospedagens em todo o estado. Em Campina Grande, por exemplo, os índices ultrapassam os 85%, e na capital João Pessoa, a expectativa é que chegue a 80% de ocupação da rede hoteleira”, analisa o administrador, especialista em finanças, consultor empresarial e professor dos cursos de Gestão da Estácio Paraíba, Saulo Monteiro.

O docente afirma ainda que a movimentação turística impulsiona também a demanda por outros setores, como o cultural, o de transporte, de gastronomia, o artesanato, produção de eventos, entre outras áreas de comércio e serviços. “O São João representa uma oportunidade única de renda principalmente para os trabalhadores informais, quer sejam da culinária, da dança e outros agentes econômicos que compõem toda a cadeia estrutural das festas juninas”, aponta. Segundo dados da Fecomércio da Paraíba, o número de vagas de emprego na região chega a crescer entre 5% e 5,5% durante o período, favorecendo também os microempreendedores individuais – MEI.

“Cidades como Bananeiras, João Pessoa, Campina Grande, Patos e Cajazeiras, que tradicionalmente comemoram o São João, naturalmente estimulam esses novos empreendedores para que atuem nos festejos e grande parte deles continuam empreendendo depois, e isso traz bons resultados para a economia da Paraíba”, analisa. Ainda segundo a Fecomércio da Paraíba, a perspectiva para 2023 é de alcançar um crescimento aproximado de 7% nas vendas em todo o estado durante o São João, na comparação com o mesmo período do ano anterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário