sexta-feira, 9 de junho de 2023

KarynnaSpinelli abre ciclo junino em festival afro-brasileiro



A cantora e compositora Karynna Spinelli inicia a comemoração do ciclo junino com show, neste sábado (10), durante o Festival Ejilá Osé Oborá- A Fogueira Sagrada do Rei, evento promovido pelo Instituto Social Ogbô Ayê - Roça Oxaguiã Oxum Ipondá, tem sua relevância visto a singularidade dos encontros simbólicos.

A festividade tem início nesta sexta (9) e segue até domingo (11) e integra a devoção ao orixá Xangô, que tem amplo culto em Pernambuco, trazendo aspectos da tradição Jeje-Nagô, do Axé Ajagunã, e ainda agrega grupos da cultura popular e identidades presentes na territorialidade da comunidade do Córrego do Jenipapo, também nos festejos Juninos do Recife.

Karynna Spinelli, filha de Oxum e Xangô, apresenta um show de sambas , batuques e zuelas , celebrando a força dos terreiros de Pernambuco . O show com início marcado para 23h, encerra a segunda noite do festival com muito samba e festa.

Desde 1995, o Babalorixá Júnior de Ajagunã, além dos processos litúrgicos habituais fez a primeira fogueira dedicada ao rei Xangô, no final da rua Três Morros, que ocasionou uma grande festa, com muita fartura, não apenas para as pessoas do terreiro como também de toda comunidade. Desde então, todo mês de junho é cumprido as cerimônias em reverência à divindade.

O festival então representa uma construção tanto simbólica quanto concreta, atribuindo valores à dimensão imaterial e material da permanência da etnicidade, da religiosidade, da cultura popular e da diáspora negra, que marca as religiões de matriz africana nos países da América Latina.

Desta maneira, construção do evento é feita na perspectiva de construções relacionais antirracistas, que garantam a efetividade e fortalecendo a política de direitos afro-descentes, de liberdade religiosa, cultural/artística e de identidade como parâmetros não só normativos, mas também vivenciados em uma prática efetiva e eficaz é uma luta de resistência promovida pelo festival e vivenciada cotidianamente.

O evento, aberto ao público, acontece na Rua Três Morros , Guabiraba, com apoio da Prefeitura da Cidade do Recife.


Confira a programação completa:


Sexta (9)


Cerimônia Religiosa a partir das 18:00:


Corte da Romã


Alujá para Xangô com


Doze Ilús


Distribuição de beguiri com a comunidade.


 


Sábado (10)


Iniciando as 16:00


Alujá para Xangô com os 12 Ilús


Maracatu Estrela Brilhante do Recife


Afoxé Alafin Oyo


Quadrilhas Juninas


Karynna Spinelli


Entre outras


 


Domingo (11)


A partir das 09:00 da manhã, serviços de saúde


Vacinação, massagens, teste DST/HIV


14:00 Toque Oficial de Xangô


Saída dos 12 ministros de Xangô.


FOTO: SILA CADENGUE

Nenhum comentário:

Postar um comentário