Com cinco décadas de carreira, é um dos jornalistas mais premiados do Brasil. Possui experiência como correspondente internacional, além de ser mentor de jovens repórteres e autor de best-sellers que marcaram a profissão e constam no currículo de universidades. Caco criou banco de dados, técnicas de investigação inovadoras, pilotou apurações exaustivas, ressignificou o telejornalismo e trouxe à tona informações que revelaram abusos cometidos pelas forças de segurança no País.
Caco Barcellos tem 73 anos e comanda atualmente o programa Profissão Repórter, da Globo, e passou por vários veículos de comunicação, como as revistas IstoÉ e Veja. Foi sequestrado por guerrilheiros na Colômbia, viajou para países em conflito e, no ano passado, mais uma vez em evidência, mostrou reuniões suspeitas durante a campanha eleitoral.
Caco Barcellos se junta a outros grandes nomes do jornalismo brasileiro que receberam a homenagem da Abraji em edições anteriores, como José Hamilton Ribeiro, Joel Silveira, Paulo Totti, Lúcio Flávio Pinto, Rosental Calmon Alves, Zuenir Ventura, Janio de Freitas, Tim Lopes, Marcos Sá Correa, Clóvis Rossi, Elio Gaspari, Santiago Andrade, Dorrit Harazim, Elvira Lobato, Carlos Wagner, Miriam Leitão, Kátia Brasil, Elaíze Farias, Marcelo Beraba e Angelina Nunes.
A cerimônia de premiação será durante a 18ª edição do evento e inclui a exibição de um documentário. A homenagem acontecerá às 16h30 do dia 29 de junho e dura aproximadamente duas horas.
Quem tiver interesse em acompanhar a homenagem e também toda a programação do Congresso pode realizar a inscrição e checar valores, acesse o site: Aqui
[Serviço]
18° Congresso de Jornalismo Investigativo.
Data: 29 de junho (quinta-feira) até 02 de julho (domingo).
Formato: on-line e presencial (ESPM - Campus Álvaro Alvim Rua Doutor Álvaro Alvim, 123 - Vila Mariana - São Paulo).
Inscrições: Link aqui
Sobre o Congresso
O 18º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo é uma realização da Abraji e do curso de Jornalismo da ESPM.
O evento é patrocinado por Google, Meta, Luminate, Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil, Grupo Globo, TikTok, Agence Française de Développement (AFD), Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, McDonald's, Alma Preta, Cenarium, Folha de S.Paulo, Knight Center for Journalism in Americas, Lupa, Meio, Open Climate Reporting Initiative/Centre for Investigative Journalism (OCRI/CIJ), Poder 360, Redes Cordiais e Trust Project.
Apoiam institucionalmente Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Associação de Jornalismo Digital (Ajor), Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca), Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner), Associação Nacional de Jornais (ANJ), Dart Center for Journalism and Trauma (Projeto da Escola de Jornalismo da Universidade Colúmbia), Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas, Instituto Palavra Aberta, Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor), Media Talks, Oboré, Portal Imprensa, Reuters Institute for the Study of Journalism (Universidade de Oxford), Textual Comunicação, Transparência Internacional - Brasil e UNESCO. O apoio de mídia é da CBN, GloboNews, Grupo RBS e revista piauí.
Nenhum comentário:
Postar um comentário