terça-feira, 22 de maio de 2018

Exposição na Arte Plural Galeria tem as artistas Ana Catarina Mousinho e Hélia Scheppa e fica em cartaz até 27 de julho


O tempo é algo relativo que faz a humanidade, em princípio, ordenar sua existência. Um olhar sobre essa temporalidade, permeado de sentimentos múltiplos e visões diversas, norteiam a exposição “Princípios Afins”, que reúne trabalhos das artistas Ana Catarina Mousinho e Hélia Scheppa, na Arte Plural Galeria (APG).  O vernissage será na terça-feira (22.05), às 19h, com abertura ao público na quarta-feira (23.05).


A mostra tem curadoria da professora e artista Maria do Carmo Nino, que destaca a força do tempo como elemento de união em “Princípios Afins”. Para ela, os trabalhos, “embora tão diferentes, falam essencialmente dos inícios, dos princípios”.

Essas dissimilitudes estão expostas nas técnicas utilizadas, mas também nas abordagens. Ana Catarina Mousinho traz telas (13) em óleo, enfocando o tema “Quase tudo é sombra”, com trabalhos intitulados “Vermelho”.  Ela também mostra suas incursões no uso do carvão (5) sobre papel, também povoando um espaço a partir da memória

 “De imediato algo que me chama a atenção nos trabalhos de Ana Catarina Mousinho é a onipresença da linha.  E a linha é antes de tudo um meio de comunicação primordial. Elas fazem parte de nosso mundo, podem ser observadas em nosso cotidiano mais simples: arestas, caligrafias, hachuras, texturas, valores tonais, cores, gestualidades, figuras, expressões, etc.”, diz o texto curatorial da mostra.

Nascida no Recife, Ana Catarina vive, atualmente em São Paulo, depois períodos em Londres e Paris. Em 2016, participou da primeira individual em SP, “Pedra, Taco e Tinta” e, no ano passado, expôs em Brasília “Linhas do Desejo”.

é cedo ! – O ensaio da fotógrafa pernambucana Hélia Scheppa é, na verdade, uma história de afeto. São 22 imagens em preto e branco que registram momentos de convivência harmônica e profundo amor entre dona Naná, sua avó de coração, atualmente com 101 anos; e a neta Sofia.

O trabalho foi produzido nos últimos sete anos, utilizando apenas a câmera do aparelho celular e recebeu o nome de “é cedo! ”por ser uma expressão usualmente utilizada por dona Naná nos momentos de partida de amigos e familiares.

Formada em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco, Hélia Scheppa trabalhou em veículos de comunicação e conquistou diversos prêmios, como o de Fotografia Pernambuco Nação Cultural 2007 e 2012, Prêmio Setrans de Jornalismo (do Sindicato da Construção Civil de Pernambuco), Concurso de Fotografia da Fiocruz Pernambuco, Concurso Tim Lopes de Jornalismo Investigativo (categoria multimídia), Prêmio Cristina Tavares, Prêmios Crea-PE de Fotografia.

 A Arte Plural – Comprometida em levar cultura ao público, a Arte Plural Galeria é um espaço múltiplo. Instalada no histórico bairro do Recife Antigo desde 2005, já realizou mais de 60 exposições e é reconhecida por incentivar no cenário cultural Pernambuco, a arte em todas as suas formas.



SERVIÇO:

Exposição “Princípios Afins”, com Ana Catarina Mousinho e Hélia Scheppa.

Vernissage dia 22 de maio, às 19h

Aberto ao público de 23 de maio a 27 de julho | Entrada franca.

Local: Arte Plural Galeria – Rua da Moeda, 140, Bairro do Recife – Recife/ PE

Horário: de terça a sexta, das 13h às 19h; aos sábados, das 16h às 20h.

Informações: (81) 3424.443

Nenhum comentário:

Postar um comentário