terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Santuário de Frei Damião em Guarabira, roteiro religioso na Paraíba

Foto Divulgação
Já que o Carnaval passou, o foco agora é a Semana Santa. A fé faz com que multidões se desloquem, periodicamente, em busca de espiritualidade e elevação. No Brasil, país reconhecido pela sua vocação religiosa, festas, romarias e peregrinações são tradição. Conheça um dos destino mais popular dos turistas da fé na Paraíba. O visitante poderá conhecer as belezas das praias, o centro histórico de João Pessoa e também a religiosidade do estado da Paraíba. 

O Santuário de Frei Damião, situado na cidade de Guarabira (Paraíba), é um projeto arquitetônico composto de um museu e uma estátua, em homenagem ao frade capuchinho Frei Damião de Bozzano, um missionário do Nordeste brasileiro. Atualmente é considerada a terceira maior estátua do Brasil.

A inauguração, em dezembro de 2004, contou com a presença de mais de 50 mil fiéis 2 . Foram realizadas parcerias entre a Diocese de Guarabira, a prefeitura de Guarabira e o governo do estado da Paraíba em sua edificação.
O santuário foi projetado pelo Arquiteto Alexandre Azedo e o Memorial Frei Damião, de autoria do Arquiteto paraibano Gilberto Guedes. A construção da obra foi iniciada em 27 de março de 2000. O santuário foi arquitetado pela Diocese de Guarabira e também foram muito importantes para a sua construção, a então prefeita de Guarabira (2000) Léa Toscano, e seu marido o deputado estadual  Zenóbio Toscano.
O local foi transformado em santuário através de um decreto emitido pelo então administrador apostólico Dom Jaime Vieira Rocha em 2007, tendo como primeiro reitor o padre Gaspar Rafael Nunes.
Em 29 de Abril de 2013, Dom Lucena, Bispo de Guarabira entregou o Santuário de Frei Damião aos cuidados da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, da qual o Servo de Deus Frei Damião fazia parte. Nomeando Reitor o Frei José Walden de Oliveira.
  • Horário de Missas: Todos os domingos, às 08h; 10h e 12h.
  • Contato: (083) 8777-0439    (083) 9673-1613
  • A cidade de Guarabira fica a 98 km de João Pessoa, capital da Paraíba e o principal acesso é a Rodovia PB-073.

Nenhum comentário:

Postar um comentário