quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Psicóloga analisa comportamento dos personagens de ‘Cinquenta Tons de Cinza’

Jogos de dominação, sadomasoquismo, quarto da dor, romance e sexualidade são alguns dos elementos contidos na famosa trilogia ‘Cinquenta Tons de Cinza’. Após quase quatro anos do lançamento dos livros de E. L. James, agora, os fãs da história vão poder ver nas telas dos cinemas o quente relacionamento da estudante Anastasia Steele com o empresário Christian Grey.

Lançado nacionalmente no dia 12 de fevereiro – aproveitando o clima do Valentine’s Day – e em cartaz no Cinespaço Mag Shopping, o filme já está entre os mais comentados do momento, principalmente pelas cenas de sexo, que envolvem sadomasoquismo e submissão. Dividindo a opinião dos leitores, o comportamento dos protagonistas pode passar de aventuras sexuais a situações “anormais”, consideradas, física e psicologicamente, dolorosas.
  
No entanto, de acordo com a psicóloga do Hapvida Saúde, Lívia Vieira, nem sempre é possível dizer o que é normal em um relacionamento. “Os comportamentos só se tornam anormais ou patológicos, a partir do momento que causam sofrimento, dor psíquica, influindo na qualidade de vida das pessoas e em suas necessidades bio-fisiológicas, como, por exemplo, causando insônia ou inanição”, explica. E esses detalhes podem ser notados logo nas primeiras páginas, como conta Jucymara Lacet, a designer de interiores que já leu os três livros da escritora britânica. “Já no início da leitura, dá a entender que a relação deles iria ter algo de diferente, e fica claro que os dois se gostam, mas encontram diversas barreiras para que se torne uma relação ‘comum’.”


De qualquer forma, segundo a especialista é preciso ter atenção ao começar um relacionamento, preocupando-se com limites e respeito ao espaço do outro. Porém, as restrições variam de acordo com o casal e os desejos de cada um. “Ninguém é dono ou propriedade de ninguém, não vale tudo no relacionamento, mas não podemos condenar aqueles que precisam se sentir dominados e que se saciam disso”, afirma. Talvez isso tenha levado os dois a uma relação, pois, ao descrever e primeira impressão da protagonista em relação ao comportamento de Christian, a fã relata que, Anastasia deixa claro que não encarava de uma boa forma os hábitos do empresário, mas que queria entendê-lo melhor. “Ele mostrou a ela como vivia e o que fazia, e ela aceitou. Tinham regras e limites estabelecidos e nada era feito contra a vontade dela.” 

Esse comportamento de dominação na história também é refletido no relacionamento sexual dos personagens, que tem como base o sadomasoquismo, cujo prazer está ligado às questões de poder e domínio. A psicóloga do Hapvida Saúde explica que o sadomasoquismo é considerado por alguns pensadores um distúrbio, por outros uma opção sexual e, na abordagem científica, como disfunção sexual. 

De acordo com Lívia Vieira, o sadomasoquismo possui implicações mais amplas do que o prazer sexual. “É algo do caráter, portanto, para diagnosticar alguém como masoquista ou sádico, primeiro se investiga as manifestações sexuais em toda a vida sexual da pessoa. Eles sentem prazer em mandar e muitas vezes o que não é feito com os seus parceiros sexuais acaba sendo levado para outros momentos da vida”, esclarece. 

Segundo a psicóloga, o sadomasoquismo só pode ser avaliado como doença quando estiver impondo conflito, sofrimento, dor psíquica ou infelicidade. Ou seja, quando o parceiro não está aceitando esse tipo de relação é que se constitui o conflito e, por consequência, a doença é diagnosticada. E, apesar de ser lembrado apenas pelo sadomasoquismo e as cenas de sexo, o filme é considerado pelos leitores como um romance. “Cada romance tem a sua maneira, e este tem a sua. Muitos julgam a história por comentários que ouvem, mas, quem deixa esses julgamentos de lado enxerga uma história além disso. Sim, tem cenas picantes! Mas com o desenrolar da história, passa a ser irrelevante. Você está envolvido com a história de cada personagem, curioso com os mistérios do passado do Christian... Na sua forma, continua sendo um romance”, finaliza a fã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário