terça-feira, 22 de agosto de 2023

Saiba o que é o modelo guarda-chuva na construção civil



É inevitável não pensar nas dores de cabeça que uma obra é capaz de dar, afinal, estamos falando de um processo complexo: é necessário contratar uma construtora, arquiteto, entre tantos outros profissionais.
Além disso, o mercado está cheio e as dúvidas começam a surgir. Tais “dores de cabeça" podem ser minimizadas, ou até mesmo evitadas, por meio do modelo guarda-chuva, uma excelente opção para simplificar e otimizar uma obra.

Mas o que é o modelo guarda-chuva dentro da construção civil? De acordo com o arquiteto João Lobato, da GrowT - startup focada em projetos e engenharia- trata-se de uma abordagem integradora e colaborativa adotada naqueles projetos de construção mais complexos. “Nesses casos, reunimos diversas especialidades para trabalhar em conjunto na concepção, planejamento e execução da obra”, explica ele.

Tecnicamente, segundo João, esse modelo se chama EPC (Engineering, Procurement and Construction) ou Engenharia, Gestão de Compras e Construção e é um tipo de contratação em que o cliente conta com uma empresa única que se torna responsável pela gestão completa do processo total da construção de uma edificação. “Desta forma, a empresa trabalhará com seus parceiros de forma integrada e trará soluções e benefícios ao processo”.

É Importante ressaltar que esse tipo de contratação pode ser melhorada se o tipo de contrato entre todos for do tipo IPD - maneira inovadora de aprimorar seu planejamento de construção, reduzindo resíduos, cortando gastos e elevando a produtividade. “Agregando essas duas condições, o cliente final tem a vantagem de ter uma gestão centralizada da construção e ao mesmo tempo uma equipe multidisciplinar atuando em seu projeto”, pontua ele.

Quando a obra em questão é muito complexa, o ideal é aplicar o modelo guarda-chuva. “Estamos falando de projetos que requerem o envolvimento de diversas áreas e, ao invés de cada especialidade trabalhar de forma isolada e independente, o modelo promove uma sinergia entre as disciplinas, favorecendo a colaboração e a troca de conhecimentos”, explica.

Benefícios

Como dito anteriormente, a integração de diferentes especialistas é a base do modelo guarda-chuva, o que ajuda a sanar e prevenir problemas de forma mais abrangente e eficiente e evita conflitos e retrabalho, economizando tempo e recursos.

“As diferentes visões e conhecimentos proporcionam uma abordagem mais ampla do projeto, permitindo que as decisões sejam mais bem fundamentadas e alinhadas aos objetivos gerais”, comenta o especialista, que explica ainda que a colaboração entre diversos profissionais pode levar a soluções inovadoras e mais eficientes. “Ou seja, os projetos se tornam mais sustentáveis, seguros e economicamente viáveis”.

Com o modelo guarda-chuva, o produto final tende a ser mais completo e bem-sucedido, atendendo melhor às necessidades e expectativas dos clientes. “É uma abordagem completa e com bons resultados, e sem dúvida um diferencial”, finaliza.

Sobre a GrowT - Foi fundada em 2019 com foco em soluções inovadoras e personalizadas dentro do mercado de construção civil. Atualmente, a empresa comandada por Rafael Forato, João Lobato e Takeshi Moriyama se dedica em incorporações e prestação de serviços obras e projetos, além da elaboração de projetos de arquitetura desde a concepção até o projeto executivo, coordenação e compatibilização dos projetos complementares através da metodologia BIM (Building Information Modeling).

Nenhum comentário:

Postar um comentário