“A mostra Melhores Minutos é uma atividade que fazemos desde o nascimento do Festival em 1991. Diferentemente de outros festivais que têm muitas horas para exibição, no Minuto compilamos nossa mostra em apenas uma hora e por isso fica fácil de exibi-la em pequenas e grandes cidades”, destaca Marcelo Masagão, cineasta e criador do Festival do Minuto.
Os Melhores Minutos foram selecionados entre os mais de 2 mil vídeos recebidos pelo Festival Permanente do Minuto nos concursos de 2022, inscritos por realizadores de 16 países e 24 estados brasileiros. “Além disso, cada um dos realizadores selecionados visualizam a mostra e escolhem os três melhores minutos. Os vídeos mais votados são os que ganham o troféu Minuto. É uma forma inédita e democrática de escolha direta dos melhores filmes do ano”, explica Masagão.
Democratização: da inscrição até a exibição
O Festival do Minuto é um dos poucos eventos audiovisuais que mesclam a participação de profissionais e amadores. Com o objetivo de incentivar a produção audiovisual de curtíssima duração, o Festival do Minuto foi criado em 1991 e inspirou a criação de festivais semelhantes em mais de 50 países.
Já a mostra acaba se tornando um evento bastante aguardado, esse ano em especial, pois poderá ser realizado novamente em pontos físicos após a pandemia. “Essa rede de exibição em diversos pontos do território nacional, rompe as barreiras dos grandes centros e alcança cidades médias e pequenas. Instituições culturais, instituições de ensino, cineclubes, outros festivais e organizações independentes têm a chance de inscrever seus espaços para sediar as exibições, uma forma de democratizar ainda mais o acesso ao cinema no nosso país”, explica o cineasta.
Para inscrever um ponto de exibição, basta enviar um e-mail para contato@festivaldominuto.com.br e aguardar as orientações para acesso aos filmes, materiais de divulgação, créditos e licenças. Vale ressaltar que a mostra deve ser disponibilizada de forma gratuita, sem fins lucrativos, de forma online ou presencial na sua instituição. Todos os vídeos-minutos tem que ser exibidos na íntegra, com devidos créditos dos realizadores e com as cartelas de apresentação e finalização.
A Mostra Melhores Minutos de 2022 conta com os patrocínios da Bayer, da NTS - Nova Transportadora do Sudeste, do Itaú e da SPCINE.
Sobre o Festival do Minuto
Criado em 1991, o Festival do Minuto trabalha com a seleção de imagens em movimento – de amadores e profissionais – para o exercício da síntese em trabalhos com duração máxima de 60 segundos. Ele foi o pioneiro no formato no mundo, tendo inspirado a criação de Festivais do Minuto em mais de 50 países. Ao longo de seus 31 anos, o Festival do Minuto acompanhou a evolução dos vídeos, apoiando o uso de novas tecnologias (como celulares, câmeras portáteis) e conceitos de narrativa, edição, som e imagem. Atualmente, possuímos um acervo de mais de 35 mil vídeos, distribuídos em diversas mostras temáticas. Diretores como a Anna Muylaert, Carlos Nader, Tatá Amaral e Beto Brant têm vídeos no acervo do Festival.
Sobre a Spcine Play
Criada em 2016, a Spcine Play é a primeira plataforma de streaming pública do Brasil. Com uma programação selecionada e gratuita, são oferecidos ao público, entre filmes e séries, títulos que podem ser acessados de qualquer lugar do Brasil através do site e aplicativo para mobile e Smart TVs. No catálogo estão disponíveis raridades de grandes nomes do cinema brasileiro e títulos das principais mostras festivais de cinema de São Paulo.
Sobre a Spcine
A Spcine é uma empresa pública de fomento ao audiovisual vinculada à Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo. Atua como um escritório de desenvolvimento, financiamento e implementação de programas e políticas para os setores de cinema, TV, games e novas mídias. Seu objetivo é reconhecer e estimular o potencial econômico e criativo do audiovisual paulista e seu impacto em âmbito cultural e social.
.jpeg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário