Para responder a tudo isso, PapodeHomem, Instituto PDH e Natura se juntam novamente, acompanhados do Pacto Global da ONU no Brasil, para o desenvolvimento do projeto “Meninos: Sonhando os homens do futuro”. Esse projeto é uma grande escuta dos meninos de 13 a 17 anos, que será feito por meio de pesquisa qualitativa e quantitativa, para traçar com profundidade o perfil dos meninos de hoje e suas perspectivas, identificando suas dores, potências e sonhos.
A pesquisa quantitativa online será aberta dia 10 de agosto e tem previsão de seguir até setembro, sendo que a pesquisa qualitativa aconteceu durante o 1º semestre de 2023. Todos os resultados da pesquisa, assim como a base de dados, serão tornados públicos para que quaisquer outras pessoas ou instituições possam ter acesso e gerar novas análises.
De quais meninos estamos falando?
O estudo trará um olhar interseccional e inclusivo, dialogando com uma grande diversidade de meninos, mas também com meninas, com pais e mães de meninos e com mulheres e homens acima dos 18 anos. Na salvaguarda desse projeto, de âmbito internacional, PapodeHomem e Instituto PDH contam com um grande time de profissionais do Brasil, Argentina, México, Austrália e Estados Unidos, envolvendo especialistas em questões de raça e gênero, educadores, psicólogos, especialistas em saúde mental (entre outros). A junção dessas forças possibilitará olhares técnicos, mas também afetuosos, sobre os meninos. A pesquisa tem como foco o Brasil, mas vai incluir amostragens também de México e Argentina, além de buscar diálogo com especialistas de outros países.
O projeto “Meninos: Sonhando os homens do futuro” começa após a finalização do documentário “O Silêncio dos Homens” (também viabilizado por Natura), que nos deixou clara a necessidade de mais pesquisas propositivas sobre o desenvolvimento dos meninos. Acreditamos que analisar a realidade de meninos em conjunto com a escuta de meninas e mulheres é uma das maneiras de somar forças em direção à equidade interseccional e a redução das violências, inclusive sobre os próprios meninos.
Para responder à pesquisa, é só clicar no link https://pt.surveymonkey.com/r/projetomeninos
Em 2024, um novo documentário com base nos dados gerados
A pesquisa, idealizada por PapodeHomem e Instituto PDH, para tornar “Meninos: Sonhando os homens do futuro” possível, é intensa e contínua. Para tornar esse projeto real, uniram forças à TALK, responsável por uma cuidadosa pesquisa qualitativa e à Zooma Inc. que conduzirá a pesquisa quantitativa — ambas referências em projetos nacionais e internacionais. A composição desse time reflete nossa vontade de furar bolhas e conseguir conversar com todos os públicos, tudo isso para chegar a um retrato muito próximo dos meninos, de forma compassiva e acolhedora.
Os resultados dessas pesquisas serão insumo para o desenvolvimento de uma ferramenta pedagógica a ser levada para escolas, espaços educativos diversos e de acolhimento. Assim como nos projetos anteriores, será produzido um filme documental para e sobre meninos. Esse documentário será desenvolvido pela premiada Bravo Filmes.
Espera-se que a pesquisa e seus desdobramentos colaborem para o desenvolvimento dos meninos e que, de alguma forma, os ajudem a se tornarem adultos propositivos, conscientes e responsáveis — e que pensem nas futuras gerações de meninos. Os resultados da pesquisa e o documentário serão lançados no primeiro semestre de 2024.
Sonhando um futuro potente
A pedagoga e consultora em diversidade, inclusão e sustentabilidade Viviana Santiago faz parte da equipe do Instituto PDH e tem atuação central no desenvolvimento de “Meninos”. Presente em todas as etapas do projeto, Viviana pondera sobre a importância desta iniciativa:
"O projeto ‘Meninos’ nos possibilita construir uma nova relação com os meninos de toda a sociedade, uma relação que se estrutura no acolhimento, na escuta e no cuidado. Justamente por isso oferecerá a cada menino, a cada família, a cada comunidade e a esse país a oportunidade de construir um futuro melhor, porque teremos [no futuro] novas masculinidades erigidas a partir de princípios outros, que aportaram à construção de outras e melhores realidades”.
Construindo um futuro mais justo e sustentável
Sobre o projeto “Meninos”, Carlo Pereira, CEO do Pacto Global da ONU no Brasil, comentou a importância de pensar a igualdade de gênero. "Como CEO do Pacto Global da ONU no Brasil, reconheço a importância de sermos um aliado comprometido com a igualdade de gênero e gostaria de enfatizar a relevância destacada pelo secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres. Em suas palavras, Guterres defende que a igualdade de gênero é um imperativo moral e fator crucial para o desenvolvimento sustentável. Como aliados, especialmente homens brancos, temos um papel fundamental a desempenhar na promoção de uma cultura inclusiva, eliminando barreiras e preconceitos de gênero”.
“Lançamos a Ambição 2030, no ano passado, como uma forma de acelerar a Agenda 2030, para que cada vez mais, as empresas respeitem e promovam os direitos humanos, incluindo a igualdade de gênero, em suas operações próprias e na sua cadeia de valor. Essa parceria com o PapodeHomem e Instituto PDH, não só reflete nossos valores, mas também impulsiona a vantagem competitiva e o progresso global, como demonstrado por estudos que apontam para um melhor desempenho financeiro e maior inovação em empresas com maior diversidade de gênero em suas lideranças. Juntos, podemos construir um futuro mais justo e sustentável, com igualdade de oportunidades para todos.", conclui Carlo Pereira.
Parceria de longa data com Natura
A parceria entre Natura, PapodeHomem e Instituto PDH na amplificação de discussões sobre a masculinidade não é de hoje. Em 2019, a Natura esteve presente no documentário lançado pelo instituto sobre masculinidades e o crescente movimento de transformação dos homens no Brasil.
“A Natura também esteve presente no lançamento do documentário ‘O Silêncio dos Homens’, que propõe uma reflexão saudável sobre o comportamento masculino. Desde a nossa fundação, somos uma marca que sempre abordou temáticas importantes e relevantes para a sociedade em todas as esferas em que atuamos”, comenta Claudia Pinheiro, diretora global de perfumaria e público masculino da Natura. “Esperamos que esse projeto impacte milhares de pessoas e reforce a importância de um debate que é de interesse de todos, pois ele não afeta apenas os meninos, mas toda a nossa sociedade”, finaliza a executiva.
Sobre Instituto PDH e PapodeHomem:
O Instituto PDH (Instituto de Pesquisa & Desenvolvimento em Florescimento Humano) realiza estudos e desenvolve treinamentos e tecnologias sociais em territórios como: masculinidades, diversidade, inclusão, equidade interseccional, diálogos com instituições e pessoas que pensam muito diferente da instituição, compaixão e saúde mental. O PapodeHomem é seu projeto mais conhecido, com foco no diálogo, desenvolvimento e transformação dos homens.
O Instituto atua na interseção dos campos de comunicação, educação e pesquisa — com 16 anos de experiência — e são os idealizadores e produtores dos documentários e pesquisas nacionais “Precisamos Falar com os Homens? Uma jornada pela equidade de gênero” (2016) e “O Silêncio dos Homens” (2019). Foram membros do Comitê #ElesporElas da ONU Mulheres, são signatários dos Princípios de Empoderamento das Mulheres das Nações Unidas (WEPs) e membros da Coalizão Empresarial pelo Enfrentamento da Violência Contra Mulheres e Meninas. Hoje são, também, parceiros estratégicos na área de direitos humanos do Pacto Global da ONU no Brasil.
Sobre o Pacto Global da ONU
Como uma iniciativa especial do Secretário-Geral da ONU, o Pacto Global das Nações Unidas é uma convocação para que as empresas de todo o mundo alinhem suas operações e estratégias a dez princípios universais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção. Lançado em 2000, o Pacto Global orienta e apoia a comunidade empresarial global no avanço das metas e valores da ONU por meio de práticas corporativas responsáveis. Com mais de 21 mil participantes distribuídos em 65 redes locais, reúne 18 mil empresas e 3.800 organizações não-empresariais baseadas em 101 países, sendo a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com abrangência e engajamento em 162 países. Para mais informações, siga @globalcompact nas mídias sociais e visite nosso website em www.unglobalcompact.org
O Pacto Global da ONU no Brasil foi criado em 2003, e hoje caminha para a segunda maior rede local do mundo, com mais de 1.900 participantes. Os mais de 50 projetos conduzidos no país abrangem, principalmente, os temas: Água e Saneamento, Alimentos e Agricultura, Energia e Clima, Direitos Humanos e Trabalho, Anticorrupção, Engajamento e Comunicação. Para mais informações, siga @pactoglobalbr nas mídias sociais e visite nosso website em www.pactoglobal.org.br
Sobre a Natura
Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de higiene e cosmética. Conta com mais de 2 milhões de consultoras na América Latina, sendo líder no setor de venda direta no Brasil. Faz parte de Natura & Co, resultado da combinação entre as marcas Avon, Natura, The Body Shop e Aesop. A Natura foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação de empresa B no mundo, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. É também a primeira empresa brasileira a conquistar o selo "The Leaping Bunny", concedido pela organização de proteção animal Cruelty Free International, em 2018, que atesta o compromisso da empresa com a não realização de testes em animais de seus produtos ou ingredientes. Com operações na Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, México, Peru e Malásia, os produtos da marca Natura podem ser adquiridos com as consultoras, por meio do e-commerce, app Natura, nas lojas próprias ou nas franquias "Aqui tem Natura". Para mais informações, visite https://www.natura.com.br

Nenhum comentário:
Postar um comentário