terça-feira, 22 de agosto de 2023

A filosofia como caminho para resolver dilemas contemporâneos



Na busca por sentido em meio ao bombardeio de informações e à confusão do mundo moderno, o conhecimento filosófico surge como um farol a guiar reflexões sobre verdade, justiça e normalidade.
É com essa crença que Margot Cardoso, mestra em Filosofia e pós-graduada em Ética, publica o livro A Filosofia Resolve, pela editora Almedina Brasil, no selo Edições 70.

A obra conduz os leitores pelas ideias de figuras icônicas como Platão, Sêneca, Nietzsche, Zenão de Cítio, Espinosa e Bauman. Escritos em linguagem simples e elucidativa, os textos indicam as trilhas para quem busca equilíbrio, paz interior e autoconhecimento, pilares da construção de uma vida mais significativa.

Virtudes como coragem, empatia, resiliência e esperança são destacadas como a base que sustenta a abordagem filosófica na resolução de problemas que afligem toda a humanidade. Quem sofre pela culpa gerada pelo consumismo, por exemplo, encontrará alento nas palavras de Epicuro sobre a frugalidade. Aqueles que enfrentam momentos de grandes provações podem se fortalecer com os ensinamentos estoicos. A dor de um amor não correspondido será aliviada ao compreender o que Schopenhauer pensava sobre o assunto.

Cada capítulo oferece uma perspectiva filosófica única sobre tópicos como busca pelo sucesso, angústia dos caminhos não percorridos, equilíbrio de impulsos, necessidade do silêncio, mitos sobre a alma gêmea, influência das celebridades e importância de respeitar os próprios limites. Também exploram o excesso de estímulos tecnológicos, a pressão social pela felicidade, a solidão, as emoções negativas como parte da experiência humana, a importância de colocar-se no lugar do outro e a coragem de ser imperfeito.

O mundo experimenta hoje um interesse renovado pela filosofia, com pensadores como Luc Ferry, Alain de Botton, Peter Singer e John Gray ocupando as listas de best-sellers e influenciando debates. No Brasil, figuras como Mário Sergio Cortella e Clóvis de Barros Filho se destacam como palestrantes que atraem grandes públicos e recheiam o noticiário com suas reflexões.

A Filosofia Resolve não apenas apresenta um panorama da filosofia desde a antiguidade, mas também incentiva o aproveitamento desses ensinamentos para lidar com nossas próprias complexidades e inquietações. Com o lançamento, a autora responde à pergunta “O que a filosofia pode fazer por nós?” e permite que os leitores entendam como utilizar esse conhecimento para solucionar problemas e viver uma vida melhor.


Ficha técnica

Livro: A Filosofia Resolve - Como os filósofos nos ajudam a solucionar problemas e a viver uma vida melhor

Autora: Margot Cardoso

Editora: Almedina Brasil, Edições 70

ISBN: 9786554271486

Páginas: 284

Formato: 23x16x1,4

Preço: R$ 79,00

Onde encontrar: Almedina Brasil | Amazon


Sobre a autora

Margot Cardoso nasceu em São Paulo, licenciou-se em Jornalismo e História e vive em Lisboa desde o início do milênio. Depois de mais de quinze anos como jornalista, voltou para o seu primeiro amor: a filosofia. Fez uma pós-graduação em Ética pela Universidade de São Paulo e um mestrado em Filosofia pela Universidade de Lisboa. Desde 2018 que é colunista na revista brasileira Vida Simples, onde, semanalmente, escreve sobre os encontros e os desencontros da arte de viver à luz dos grandes pensadores. Quando em 2001 foi para Lisboa fazer o mestrado em Jornalismo, nunca mais voltou. É imensamente grata por essa segunda vida na terra de Camões, que lhe trouxe serenidade, maturidade e um filho português.


Sobre a editora

Fundada em 1955, em Coimbra, a Almedina orgulha-se de publicar obras que contribuem para o pensamento crítico e a reflexão. Líder em edições jurídicas em Portugal, a editora publica títulos de Filosofia, Administração, Economia, Ciências Sociais e Humanas, Educação e Literatura. Em seu compromisso com a difusão do conhecimento, ela expande suas fronteiras além-mar e hoje traz ao público brasileiro livros sobre temas atuais, em sintonia com as necessidades de uma sociedade em constante mutação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário