Muitos fatores podem estar envolvidos nesse cenário. Os ambientais, ligados a hábitos como fumo, exposição ao sol e consumo de álcool, são os primeiros da lista. Além disso, o acesso a determinados exames está cada vez maior, aumentando, assim, o número de diagnósticos da doença. “Há ainda o uso indiscriminado de antibióticos, que desregula o equilíbrio natural do nosso organismo, facilitando o surgimento de um câncer”, explica a oncologista Silvia Fontan, da Multihemo Oncoclínicas.
Entre 15 e 39 anos acontecem mudanças morfológicas importantes no organismo e a faixa etária é determinante para a incidência de neoplasias. Especialistas explicam que os tipos mais comuns para indivíduos dessas idades são os linfomas (sistema linfático), tumores cerebrais, cânceres na tireoide, mama, testículos e ovários, segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO).
Prevenção
Bons hábitos ainda são os maiores aliados para a prevenção do câncer. “Se faz cada vez mais importante a consciência de nossas escolhas no dia a dia e também precisamos estar atentos aos sinais que o corpo nos dá. Feridas que não cicatrizam, emagrecimento sem motivo, dores, manchas novas pelo corpo...todos esses sintomas precisam ser investigados. As orientações para um estilo de vida mais saudável são conhecidas por todos, mas continuam eficazes. É possível diminuir em até 50% o risco da ocorrência de câncer de pulmão, só em parar de fumar”, afirma Silvia.
Confira atitudes que ajudam na prevenção ao câncer:
- Mantenha os exames de rotina em dia;
- Utilize filtros solares de qualidade, chapéus e roupas de proteção na hora de se expor ao sol;
- Pesquise seu histórico familiar;
- Vacine-se contra o HPV;
- Pratique exercícios físicos e controle o seu peso;
- Evite bebidas alcoólicas;
- Não fume. O tabagismo é responsável por quase 30% das mortes por câncer (Dados: American Cancer Society);
- Adote uma dieta saudável, evitando alimentos ultraprocessados;
- Durma bem
Nenhum comentário:
Postar um comentário