Crédito: Fernando Zanelato
Segundo Fernanda de Morais, Fonoaudióloga Mentora e Especialista em Comunicação e Oratória, uma mensagem muito bem elaborada e repleta de bons argumentos torna-se de menor valor com uma voz inexpressiva, baixa e monótona.
“A impostação de voz é uma expressão antiga usada principalmente no rádio, o que trazia a ideia de uma voz pouco natural. Hoje, a melhor voz é aquela que combina com você, com sua atuação profissional e seus valores. Ela traz a mensagem com clareza, confiança, firmeza e sem ruídos”, explica a fonoaudióloga.
Alguns hábitos podem ser ruins para a saúde vocal, como gritar sem técnica, por exemplo. “A voz é produzida por 2 pregas musculares (cordas vocais) e quando gritamos, a vibração dessas pregas é intensa e agressiva, o que pode tornar a voz fraca, rouca, além de aumentar as chances de desenvolver um nódulo (calo na corda vocal)”, alerta.
O tabagismo pode causar pigarro e o álcool em excesso desidrata e também prejudicam a voz, e quando associados são os grandes causadores do câncer de laringe. Pigarrear constantemente ou tossir também pode deixar a voz mais frágil, falhando e com ruído.
Para hidratar as cordas vocais o consumo de água, chás mornos de flores e frutas são recomendados, apesar de que não passam pelas cordas vocais, mas trazem uma sensação de conforto ao falar, além de hidratarem indiretamente a voz. A nebulização com soro fisiológico é uma excelente forma de hidratação, já que o vapor vai diretamente para as “cordas vocais” aumentando até a resistência da voz.
Para finalizar, antes de usar a voz profissionalmente, como em uma reunião, uma apresentação, um bate-papo com o cliente, é importante evitar o consumo de alguns alimentos que podem causar o pigarro, como: chocolate, o café, leite e derivados, comidas gordurosas ou muito condimentadas também. Dê preferência a uma alimentação leve antes de falar nesses contextos.
Fernanda de Morais
Diretora Voice Care Treinamentos e Palestras
Fonoaudióloga Mentora e Especialista em Comunicação e Oratória
Instagram: @fe.demorais
Nenhum comentário:
Postar um comentário