sexta-feira, 23 de setembro de 2022

Centro de Memória: Exposição virtual apresenta seis décadas do Cacique de Ramos

 


O Centro de Memória Domingos Félix do Nascimento do Cacique de Ramos divulga a exposição virtual “Cacique de Ramos: seis décadas de carnaval”. O passeio apresenta a trajetória do bloco e suas diferentes identidades através de textos, fotografias e vídeos. O material utilizado é oriundo do acervo preservado pelo próprio Centro de Memória, acrescido de alguns itens de instituições públicas.  A exposição está dividida nas seguintes seções: Origens, Avenidas, Visuais, Sonoridades, Alas, Pandemia.

O projeto contou com o fomento do edital Cultura do Carnaval Carioca, da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, o que viabilizou pesquisa, escrita de textos e seleção de material.  Além disso, foram criados conteúdos originais que integram o percurso: um vídeo em que o “carro de som” e parte da bateria cantam e tocam sambas de carnaval esquecidos, acompanhados da evolução de membros da corte e componentes de alas; e um conjunto de entrevistas com a diretoria da agremiação sobre o período de paralisação de todas as atividades entre 2020 e 2021, em virtude da pandemia do coronavírus. A seção dedicada às alas do Cacique de Ramos foi construída por meio de rodas de conversas com os integrantes dos grupos, que também ficaram responsáveis pela seleção dos documentos que ajudam a contar suas histórias. Dessa maneira, a iniciativa do Centro de Memória contemplou o envolvimento dos diferentes segmentos do Cacique: diretoria, alas, corte e bateria.

Os recursos do edital permitiram também a aquisição de equipamentos e material de acondicionamento para o Centro de Memória, núcleo responsável pela preservação da memória institucional.

http://caciquederamos.com.br/expo60/

Nenhum comentário:

Postar um comentário