Foto: Mario Alzate
“É um prazer compartilhar uma música com Juanes, não apenas uma lenda da música latina, mas também um verdadeiro fã de heavy metal”, diz Paulo Xisto. O vocalista Alejandro Montoya acrescenta: “JUANES é um guitarrista de metal incrível. Quando ouvimos seu solo em 'Cien' pela primeira vez, ficamos maravilhados”. O artista colombiano também comenta sobre a participação: “Foi um prazer fazer essa música. Desde a minha adolescência, o metal faz parte da minha essência, e ter a oportunidade de gravar o solo e cantar foi incrível” afirma Juanes.
“Cien” evoca o som cru e orgânico do metal dos anos 90, atravessado por influências que vão do thrash metal à cumbia colombiana, do rock clássico ao grunge, mesclando elementos sombrios do folclore sul-americano com estruturas melódicas ousadas. Essa fusão reflete os contextos contrastantes e ao mesmo tempo complementares de seus criadores.
O processo criativo da faixa se desenrolou ao longo de aproximadamente seis meses. O Cultura Tres iniciou a composição com riffs básicos de punk-hardcore, que foram enviados a Juanes para a criação de linhas de guitarra. A partir da primeira gravação do artista colombiano, a música tomou um novo rumo, ganhando uma vibe mais sombria e psicodélica. As escalas utilizadas por Juanes desafiaram as bases da banda, forçando o grupo a compor novos riffs que se alinhassem à proposta emergente, mais obscura, introspectiva e inquietante. Com essa nova atmosfera estabelecida, as letras começaram a surgir. Inicialmente escritas em inglês, acabaram sendo convertidas ao espanhol por sugestão de Paulo, para que ressoassem de maneira mais natural dentro da colaboração. O resultado foi um consenso imediato: a versão final era exatamente o que buscavam: “A mistura de metal e música latina em uma de nossas línguas nativas (espanhol) ajuda a mostrar a força e o potencial do metal sul-americano!”, diz Paulo.
A canção também explora o contraste entre os estilos vocais dos dois protagonistas: Juanes, com seus vocais melódicos e melancólicos, e Alejandro, com uma interpretação gutural e agressiva. Ambos se unem para tratar de um tema sensível: o desmatamento da floresta amazônica, uma preocupação urgente para os músicos, oriundos de Colômbia, Brasil e Venezuela, todos países com parte da floresta em seu território.
O nascimento da parceria revela outra camada dessa união: a afinidade de Juanes com o metal. Pouco conhecida do grande público, sua carreira começou no final dos anos 80 na banda de metal Ekhymosis. O artista sempre manteve vivo o interesse pelo gênero, acompanhando bandas como o Sepultura, o que naturalmente o levou ao Cultura Tres, projeto paralelo de Paulo Xisto. Por sua vez, os integrantes do Cultura Tres, especialmente os colombianos Alejandro e Juanma, já eram admiradores da forma como Juanes incorporava o folclore colombiano em sua música. O encontro entre os músicos se concretizou nos bastidores de um show de Juanes em Amsterdã. Ali, depois de conversas sobre influências e trocas musicais, surgiu a ideia da colaboração, que rapidamente saiu do papel, resultando na sólida e impactante “Cien”.
Com “Cien”, Cultura Tres e Juanes mostram que a arte pode — e deve — provocar, denunciar e unir forças criativas em torno de causas urgentes. A colaboração é um manifesto sonoro que reforça o papel da música como ponte entre estilos, países e lutas.
“Cien” já está disponível em todas as plataformas digitais via ONErpm.
LETRA:
Progreso
Legislación
Ganancias
Codicia
Y las voces
De una selva en llamas
Las voces
De una selva muerta
Gobiernos
Promesas
Indigenas
Sin elección
Y las voces
De una selva en llamas
Las voces
De una selva muerta
El humo reina
Cien años mas
Cien años mas
Cien años mas
El humo reina
Cien años mas
El humo reina
Cien años mas
Cien años mas
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