quarta-feira, 8 de janeiro de 2025

Caixa cultural sedia oficina método canavial de produção cultural e comunitária



A Caixa Cultural Recife, através do projeto PEBA, realiza de 21 a 23 de janeiro, 14h, a oficina "Método Canavial – Introdução à Produção Cultural Coletiva e Comunitária", com o produtor e diretor artístico, Afonso Olivera.
Ao todo, serão ofertadas 30 vagas direcionadas para gestores, produtores culturais, brincantes, voluntários, diretores ou qualquer pessoa ligada aos grupos de cultura popular do Estado.


O Método Canavial foi idealizado por Afonso Oliveira e a experiência tem resultados relevantes na zona da mata norte de Pernambuco. O método recebeu diversos prêmios e tornou-se livro em 2009.


As inscrições para a para a seleção da oficina "Método Canavial – Introdução à Produção Cultural Coletiva e Comunitária", podem ser realizadas através do link 


https://forms.gle/vcFSsEvL6zoMnNjc6




O Projeto PEBA consiste em promover a interlocução entre os trabalhos de artistas com o objetivo de fomentar o debate sobre a influência cultural afrodescendente em Pernambuco e na Bahia, bem como a importância da luta no combate ao racismo. Esse ano, a iniciativa conta com o patrocínio do Ministério da Cultura; apoio da Secretaria da Cultura da Prefeitura da Cidade do Recife, SESC, CAIXA Cultural, PHi, Terra Café, Ponto de Cultura Estrela de Ouro e Museu da Abolição; A produção é assinada pela Grão Fotografia, Afonso Oliveira Produções e Orum Produções. A realização é da Associação dos Produtores Culturais das Artes Cênicas e Música (Apacepe).


 


SOBRE AFONSO OLIVEIRA


 


Afonso Oliveira é produtor cultural, consultor de políticas culturais, diretor artístico, curador e museólogo social. Tem 32 anos de experiência no setor cultural e mais de cem projetos no currículo. É coordenador do Festival Canavial e curador da Exposição Maracatu Rural – a magia dos canaviais. Contribuiu com a instalação de diversos Pontos de Cultura no estado de Pernambuco, sendo condecorado com a Ordem do Mérito Cultura pelo Ministério da Cultura e com o prêmio Delmiro Gouveia pela Fundação Joaquim Nabuco.


Também coleciona, ao longo de toda a sua trajetória profissional, algumas premiações, como o Prêmio Economia Criativa do Ministério da Cultura (2012); Prêmio Patativa do Assaré do Ministério da Cultura (2011) e o Prêmio Tuxauá do Ministério da Cultura (2010). Recebeu recentemente o Prêmio Delmiro Gouveia de Economia Criativa, pela Fundação Joaquim Nabuco (2020).


 


Além disso, foi secretário de Cultura de Olinda, em 2017. No mesmo ano, foi condecorado com o título de Cavaleiro da Ordem do Mérito Cultural. Trabalhou pelo fortalecimento do reggae e da cultura popular pernambucana. Escreveu o Manifesto Canavial em 2006, na Zona da Mata Norte de Pernambuco. Além de viajar o mundo divulgando a cultura brasileira.


 


O MÉTODO CANAVIAL


 


O Método Canavial foi criado em 2008, por Afonso, no município de Aliança, como forma de ensino da produção cultural em apoio à política de valorização da cultura popular da Zona da Mata. É um método de produção coletiva e comunitária que alcançou resultados expressivos na região. Uma de suas marcas é a capacitação profissional de jovens, mulheres, homens e idosos, na instrução para captação de recursos e formação para produção cultural local.


 


Todo o trabalho e dedicação rendeu-lhe a iniciativa da metodologia – “Método Canavial” - um livro em que reúne relatos e experiências, por ele vividos, nas comunidades e nos grupos de cultura, de como fazer produção artística. A publicação, lançada em 2010, configura-se como um dos maiores instrumentos para quem deseja atuar na atividade da produção cultural.


 


SERVIÇO:


 


OFICINA MÉTODO CANAVIAL DE PRODUÇÃO CULTURAL E COMUNITÁRIA, COM AFONSO OLIVEIRA


Local: CAIXA Cultural Recife - Av. Alfredo Lisboa, nº 505, Bairro do Recife


Datas: 21 a 23 de janeiro


Horário: 14 às 17h


Inscrições: entre 1 e 10 de janeiro através do link https://forms.gle/vcFSsEvL6zoMnNjc6




Informações: (81) 3425-1915 / Site da CAIXA Cultural /@caixaculturalrecife


Acesso para pessoas com deficiência


Crédito: Pedro Raiz 

Nenhum comentário:

Postar um comentário