“Cabeza de serpiente emplumada” reúne poemas compostos, em sua maioria, em 2024, sob o duplo impacto da releitura de Trilce, de César Vallejo, e das notícias sobre o morticínio na Cisjordânia e na Faixa de Gaza.
“Este livro é, portanto, uma experiência estética, em que procurei elaborar uma dicção poética diferente daquela de meus livros anteriores, e ainda um grito de protesto: é uma performance”, explica o autor. O livro tem prefácio de Susanna Busato e posfácio de Charles Perrone.
SOBRE O AUTOR
Claudio Daniel, pseudônimo de Claudio Alexandre de Barros Teixeira, é poeta, tradutor e ensaísta. Nasceu em 1962, na cidade de São Paulo (SP), onde se formou em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero. Cursou o mestrado e o doutorado em Literatura Portuguesa na Universidade de São Paulo (USP), onde defendeu a tese A recepção da poesia japonesa em Portugal. Realizou o pós-doutoramento em Teoria Literária pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), durante o qual realizou pesquisa sobre o tema Caligrafia e visualidade na poesia experimental portuguesa.
Sua obra poética foi traduzida parcialmente para o inglês, espanhol, italiano, catalão e japonês. Participou de diversas antologias, nacionais e internacionais. Ano passado organizou para a Arribaçã “Novas vozes da poesia brasileira: uma antologia crítica”. Tem diversos livros, em variados gêneros, como Poesia, E-Book, Ficção, Tradução e Antologias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário