Episódio por episódio, a série esmiúça o legado ancestral riquíssimo de ritmos, gêneros, espiritualidade e brincadeira, que fez com que a música popular brasileira se tornasse uma das mais criativas, diversificadas e bem faladas do planeta. A cada exibição, as tradições, os mestres e as celebridades de um Estado ou de uma região do Brasil são mostradas.
O Maranhão é o tema da estreia (domingo, 7 de janeiro), cuja cultura popular é muito diversa com diferentes estilos. Só de bumba-meu-boi há cinco tipos. Tem ainda o cacuriá, lelê, bloco de ritmo, baralho, caroço, caixeiras do divino, canjerê, baião de princesas, quadrilhas, dança portuguesa, tambor de mina, ladainhas, tambor de taboca e outros mais. Terra dos poetas, dos encantos e encantarias. Sem falar em nomes que se tornaram conhecidos em todo o Brasil, caso de João do Vale, um dos artistas focalizados nesta edição.
Marquinho Mendonça é compositor, multi-instrumentista, produtor e arranjador. Trabalhou com Zé Menezes, Renato Anesi, Luiz Melodia, Francis Hime, Toninho Carrasqueira, Fabiana Cozza, Naná Vasconcelos, Celso Viáfora e Yamandú Costa. Fez programas de televisão, sendo produtor e diretor musical da série Brasil Toca Choro, com Swami Jr, realizado pela TV Cultura. Dá aula de musicalização e pesquisa a música popular. Lançou os discos “Filosofolia” (2005), “Tempo templo” (2010) e o álbum “Dança”, que chegou às plataformas de música em 2023.
Serviço
Território Brasileiro – os sons de um país musical
Domingo, 7 de janeiro de 2024, às 9h
Criação e apresentação: Marquinho Mendonça
Direção: Eduardo Weber
Rádio Cultura Brasil
FM – 77,9 MHz
AM – 1.200 kHz
Site Cultura Brasil
App: CULTURA PLAY
Nenhum comentário:
Postar um comentário