quarta-feira, 31 de janeiro de 2024

Maquiagem é a grande pedida para curtir o Carnaval no clima, mas é preciso cuidado com os olhos!



Carnaval chegando e já começam os preparativos para a festa mais popular do país. E, claro que não pode faltar muita animação, energia, cor, brilho, beleza e praticidade.
Muitas mulheres não economizam na hora de caprichar na maquiagem. Tem de tudo: glitter, cílios de led, delineadores coloridos e extensão de cílios. Tudo pra ficar ainda mais bonita e entrar no clima da festa.

 

O procedimento de extensão de cílios se tornou um grande aliado para quem não quer ficar passando camadas e camadas de máscara de cílios, ficar com os olhos borrados ou até mesmo causar irritabilidade na região. Também tem quem prefere ousar um pouco mais e opta por usar a extensão de cílios coloridos que já vão deixar o olhar chamativo e sem exigir o uso de tanta maquiagem.

 

Tudo isso está acessível no mercado para os amantes da folia, mas é preciso cuidado para não ter dor de cabeça e comprometer a saúde dos olhos depois da festa. A oftalmologista Andrea Sarmento, do Grupo Oftalmo Zona Sul, faz um alerta sobre os principais cuidados que se deve ter para curtir os dias de folia sem maiores preocupações.


Ela orienta não usar produtos à prova d’água, pois exigem demaquilante oleoso para remoção que podem danificar as extensões. Também indica lavar bem com shampoo neutro e água fria após usar maquiagem e principalmente glitter, que pode soltar a cola. E recomenda, se houver alguma irritação maior, lavar o olho com água corrente e usar colírios lubrificantes. Porém, diz a médica, se o problema persistir é importante procurar a ajuda de um oftalmologista para ser melhor avaliado.


Sarmento ressalta que, o que deve ser terminantemente proibido é esfregar os olhos, principalmente no meio da folia, com as mãos sujas. "O gesto pode levar a contaminação a área dos olhos e causar alergias", diz ela. Uma outra preocupação da especialista são as pomadas usadas para arrumar os cabelos. Algumas inclusive já foram proibidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Ao entrar em contato com água ou suor, ela pode escorrer pelo rosto e cair nos olhos causando irritações.

 

Atenção também para confetes, serpentinas e aquelas espuminhas que costumam ser utilizadas na folia carnavalesca. O contato desses produtos direto no olho, pode irritar e até causar queimaduras oculares. Outra dica muito valiosa da médica para evitar doenças tipo a conjuntivite, é não compartilhar os pincéis e esponjas que são usados nos olhos. Cada acessório deve ser de uso particular, para não contaminar outras pessoas.


Foto ANDREA SARMENTO.jpeg

A oftalmologista Andrea Sarmento, do Grupo Oftalmo Zona Sul, alerta sobre os cuidados com os olhos nos dias de folia.


SERVIÇO:


Oftalmo Zona Sul – Empresarial ITC – Avenida Antônio de Góes, Nº 275, Pina

Unidade Zona Norte - Av. Governador Magalhães, 2864 - 10º andar, Espinheiro

Contato: (81) 2122.0999

Nenhum comentário:

Postar um comentário